Lifestyle

Conheça 8 atrações do Parque da NASA

Na década de 1960, o homem foi à Lua e colocou o programa espacial norte-americano no foco do interesse público. Assim foi criado o centro de visitantes da NASA, que começou com uma visita guiada por Port Canaveral e se consolidou com a construção de um centro de informações permanente para visitantes, na Flórida. Em 1967, ano de sua abertura, o complexo já somava 2,9 milhões de turistas, tendo alcançado hoje mais de 1 bilhão de visitantes, em uma média que ultrapassa 1 milhão por ano.

VEJA MAIS: Missão tripulada da NASA para Vênus pode ajudar viagem para Marte

Hoje (1), o Centro de Visitantes do Centro Espacial Kennedy celebra 50 anos compartilhando a história da NASA e da conquista do espaço sideral.

O Kennedy Space Center Visitor Complex é mais interativo do que um museu, mais inspirador do que um centro científico e mais autêntico e educativo do que um parque temático. Oferece uma mistura de emocionantes simuladores, atrações de tirar o fôlego, passeios por trás das cenas, exposições interativas e a oportunidade de assistir ao lançamento de um foguete, por exemplo. É um destino de férias diferenciado e traz à tona a história épica do programa espacial dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: 7 parques temáticos mais visitados da Europa

Em setembro deste ano, o complexo vai inaugurar um novo e completo centro educacional para jovens de todo o mundo.

Veja 8 atrações do parque:

  • Lockheed Martin Mars Experience Bus

    O primeiro veículo de realidade virtual do mundo está no complexo de visitantes do Kennedy Space Center. O Lockheed Martin Mars Experience Bus reproduz visualmente uma área de aproximadamente 500 m² do terreno de Marte. Pelas janelas do veículo, o turista observa os rovers, veículos de exploração, já circulando pelo terreno, além de uma maquete de como seria o primeiro acampamento humano no Planeta Vermelho.

    A atração faz parte de uma ação educativa da empresa Lockheed Martin para aproximar a exploração e a educação espaciais dos futuros astronautas.

  • Piezoeletricidade

    Um conjunto de sete azulejos foi posicionado na praça de entrada do complexo de visitantes do Kennedy Space Center e se tornou uma grande atração. Quando uma pessoa fica parada em uma das placas, as luzes se acendem – o que significa que o corpo está produzindo energia.

    Esses azulejos não são comuns – foram desenvolvidos a partir da tecnologia da “piezoeletricidade”, semelhante às balanças de peso: a pressão sobre determinada superfície gera energia. Além de estarem aprendendo sobre energia renovável, os visitantes se sentem parte dos avanços científicos e, por meio da diversão, têm vontade de apoiar os desenvolvimentos que buscam alternativas de fontes de recursos para o planeta.

  • Cosmic Quest

    Única iniciativa de jogo com base em missões reais da NASA, a Cosmic Quest é uma experiência interativa de live-action criada pela Creative Kingdoms. A atração envolve e inspira jovens conhecidos como “estagiários” em uma série de aventuras espaciais com base STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), enquanto ensina sobre os esforços científicos das atuais e futuras explorações da NASA. Trainees podem imaginar seu caminho para Marte em uma cápsula simulada, com a missão de criar um habitat no planeta para proteger os astronautas de um pó venenoso e radioativo, ou montar uma equipe de lançamento de foguete.

  • Relógio de Contagem Regressiva

    Ele estava presente no lançamento da Apollo 12 para a Lua, em novembro de 1969, nos 135 lançamentos do Programa Espacial Americano e de diversas sondas planetárias. Agora, o relógio de contagem lança oficialmente os visitantes em experiências espaciais autênticas no Kennedy Space Center Visitor Complex. O relógio, anteriormente localizado no Centro Espacial Kennedy Press, na NASA, é agora um dispositivo elétrico na entrada para o Complexo de Visitantes, em contagem regressiva para o lançamento dos foguetes. É considerado um dos relógios mais assistidos do mundo.

  • Fly With An Astronaut

    Essa atração inclui um tour exclusivo, em pequenos grupos. A experiência leva os visitantes pelo Kennedy Space Center Visitor Complex na companhia de astronautas como Jon McBride, Winston Scott, Bruce Melnick, Wendy Lawrence e o brasileiro Marcos Pontes, que vão compartilhando suas experiências pessoais pelo caminho.

    O tour inclui visita na exibição do Space Shuttle Atlantis® (Ônibus Espacial Atlantis), uma incrível experiência com a simulação de um lançamento espacial e uma foto individual com um dos astronautas. Uma visita guiada com parada para fotos panorâmicas e almoço no Launch Complex 39 Observation Gantry também estão incluídos. Antes da partida, os hóspedes recebem sua foto autografada pelo astronauta.

  • Eyes on the Universe – telescópios espaciais da NASA

    Os visitantes podem viajar através do tempo e espaço para os confins do universo nesta atração, o novo filme 3D do Kennedy Space Center Visitor Complex.

    Durante a apresentação, os visitantes vão retornar 13,4 bilhões de anos com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble e procurar as origens da vida. Serão guiados para descobrir o que ainda está por vir na exploração espacial, como o Telescópio James Webb da NASA, construído por Northrop Grumman. “Eyes on the Universe” foi pensado para inspirar perguntas sobre o que ainda será revelado nesta nova era da astronomia.

  • A Beautiful Planet, filme em IMAX 3D

    O filme oferece ao público um retrato impressionante da Terra como nunca antes foi visto: a partir do espaço. Elaborado em cooperação com a agência espacial, apresenta uma perspectiva única do nosso magnífico planeta e dos efeitos que a humanidade teve sobre ele ao longo do tempo. O documentário 3D de tirar o fôlego foi capturado por astronautas a partir do espaço e é narrado pela atriz Jennifer Lawrence.

  • Heroes & Legends e o Astronaut Hall of Fame

    Recém-inaugurada atração do complexo, o Heroes & Legends traz à tona histórias apaixonantes de astronautas pioneiros na América. Os visitantes podem embarcar em uma viagem inspiradora, que começa com uma exposição imersiva, concebida para provocar reflexão e discussão sobre como a sociedade define heróis. Em seguida, por meio de tecnologia de ponta, elementos interativos e envolventes exposições, os visitantes são apresentados aos heróis do programa espacial da NASA: os pioneiros que trabalharam juntos para fazer a exploração do espaço possível.

Lockheed Martin Mars Experience Bus

O primeiro veículo de realidade virtual do mundo está no complexo de visitantes do Kennedy Space Center. O Lockheed Martin Mars Experience Bus reproduz visualmente uma área de aproximadamente 500 m² do terreno de Marte. Pelas janelas do veículo, o turista observa os rovers, veículos de exploração, já circulando pelo terreno, além de uma maquete de como seria o primeiro acampamento humano no Planeta Vermelho.

A atração faz parte de uma ação educativa da empresa Lockheed Martin para aproximar a exploração e a educação espaciais dos futuros astronautas.

Comentários
Topo