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Linhagem de luxo: conheça a história da Jimmy Choo

Em 21 anos, a marca de sapatos de luxo Jimmy Choo cresceu de uma modesta startup londrina para uma grife global, vendida por US$ 1,2 bilhão no mês passado.

VEJA TAMBÉM: Michael Kors compra Jimmy Choo por US$ 1,2 bilhão

Os números impressionam pelo curto um período de tempo para um salto tão grande, ainda que o sucesso da Jimmy Choo em muito tenha se dado graças à princesa Diana e à série “Sex and the City”.

Veja, na galeria de fotos abaixo, a bem-sucedida história da marca:

  • 1986
    Jimmy Choo, um sapateiro nascido na Malásia, abriu uma boutique de sapatos feitos por encomenda na região de East End de Londres para clientes privados, incluindo a princesa Diana.

  • 1996
    Com um empréstimo de £ 150 mil de seu pai, a ex-editora de acessórios da revista “Vogue” britânica Tamara Mellon se uniu a Choo, e a startup Jimmy Choo Ltd. foi lançada.

  • 1997
    Jimmy Choo abre sua primeira boutique na rua Motcomb, em Londres. No mesmo ano, Diana é fotografada no tapete vermelho com sapatos da marca. Em 1998, a primeira loja dos Estados Unidos é aberta em Nova York, onde os sapatos têm preço inicial de US$ 300 o par.

  • 2000
    Na terceira temporada da série de televisão “Sex and the City”, a personagem de Sarah Jessica Parker, Carrie Bradshaw, tem um momento de Cinderella enquanto corre na balsa de Staten Island e grita: “Eu perdi meu Choo!”.

  • 2001
    Choo vende sua metade da marca à Equinox Holdings, uma empresa de investimentos, por US$ 30 milhões. Tamara e sua codiretora criativa Sandra Choi, sobrinha de Choo, ficam com a empresa.

  • 2004
    Um ano após lançar uma linha de bolsas, a Jimmy Choo, que agora tem 23 lojas, é vendida para outra empresa de investimentos, a Lion Capital, por £ 101 milhões. Tamara permanece proprietária de uma pequena parte da empresa.

  • 2007
    Uma participação de 60% da Jimmy Choo, agora com 60 lojas, é vendida para a empresa de administração TowerBrook Capital por £ 185 milhões.

  • 2009
    No primeiro baile inaugural de seu marido, Michelle Obama usa um salto alto da marca, que agora está em exibição na instituição Smithsonian.

  • 2011
    Tendo expandido para as áreas de perfumes e óculos de sol, a Jimmy Choo é vendida novamente, desta vez para a empresa alemã de bens de luxo Labelux, por US$ 850 milhões. Em novembro, Tamara deixa a empresa.

  • 2014
    Com 177 lojas, em 34 países, Jimmy Choo se torna a primeira marca de sapatos de luxo a se tornar pública. Cerca de 25% da empresa é vendida em um IPO em Londres por US$ 2,24 a ação, o que lhe rendeu uma capitalização de mercado de cerca de US$ 870 milhões.

  • 2017
    Em julho, a Jimmy Choo é adquirida pela Michael Kors por US$ 1,2 bilhão. Sandra Choi planeja ficar com a empresa, cujos sapatos (que custam de US$ 425 a US$ 4.595 o par) são agora os preferidos da nora da princesa Diana, Kate Middleton.

1986
Jimmy Choo, um sapateiro nascido na Malásia, abriu uma boutique de sapatos feitos por encomenda na região de East End de Londres para clientes privados, incluindo a princesa Diana.

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