Lifestyle

Novo Volvo XC60 combina luxo, design, segurança e tecnologia

Divulgação

Novo modelo é equipado com motor T5 Drive-E que produz 254 hp de potência máxima – pequeno aumento em relação à versão anterior. (Divulgação)

O mais recente lançamento da Volvo reforça as características que fazem a fama da marca: luxo, design, segurança e tecnologia. Trata-se da segunda geração do XC60, utilitário esportivo mais vendido pela marca até então.

VEJA TAMBÉM: Volvo apresenta seu novo modelo, com motor híbrido

O novo modelo é equipado com motor T5 Drive-E de 2 litros, 4 cilindros em linha, turbocompressor e injeção direta de gasolina que produz 254 hp de potência máxima – pequeno aumento em relação à versão anterior – e 350 Nm de torque entre 1500 e 4800 rpm, além de transmissão automática de 8 velocidades.

Uma das novidades é que o novo carro passa a ser produzido sobre a inovadora plataforma SPA (Scalable Product Architecture), a mesma utilizada para o XC90. Uma das vantagens do processo é fornecer ao carro uma distância entre os eixos 9 centímetros maior do que no modelo anterior. Além disso, esta geração é 5 centímetros mais baixa.

A tração nas quatro rodas é acompanhada de um controle dinâmico de estabilidade e direção e cinco diferentes modos de condução alteram a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção.

Como de costume para os veículos da montadora, o XC60 traz várias inovações em segurança. Uma delas é o City Safety, que inclui um assistente de direção que entra em ação quando a frenagem automática não é suficiente. Há ainda a Mitigação de Pista Oposta, com vibração no volante que avisa ao motorista quando ele invade a faixa contrária e puxa o carro de volta para a pista.

Divulgação

Novo XC60 vem com três opções de acabamento: Momentum, Inscription e R-Design. (Divulgação)

O Sistema de Informação de Ponto Cego ajuda a evitar choques. A principal novidade é o controle de cruzeiro adaptativo com assistente de direção semi-autônoma (Pilot Assist) até 130 km/h. Tudo isso faz parte do plano da Volvo de que ninguém morra ou sofra acidentes graves em seus carros até 2020.

O sistema de entretenimento Sensus Connect, com tela de 9 polegadas antirreflexo e sensível ao toque, reúne praticamente todos os comandos do veículo no mesmo lugar. Outra característica de tecnologia é o pareamento com celulares por meio dos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

O design exterior reforça a identidade visual da marca, que combina robustez e elegância, devidos principalmente ao capô alongado e às linhas ascendentes. As lanternas desenhadas em formato de “T” são equipadas com o moderno sistema de iluminação Volvo FULL Led System, que incorpora quatro funções de faróis, entre elas a Automatic Bending Lights, em que faróis autodirecionais acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas.

O design interior também não deixa a desejar, com materiais luxuosos espalhados por toda a cabine. O novo XC60 vem com três opções de acabamento: Momentum, Inscription e R-Design.

E MAIS: Volvo lança seu primeiro modelo a diesel no Brasil

O veículo está em pré-venda desde junho, o que faz com que os preços sejam, no momento, de R$ 235.950 para a versão Momentum, R$ 256.950 para a Inscription e R$ 266.950 para a R-Design. A partir de setembro, quando chegará a 29 concessionárias, os valores passarão para R$ 239.950, R$ 259.950 e R$ 269.950, respectivamente.

A geração anterior, lançada há 8 anos, teve mais de 1 milhão de unidades vendidas no mundo todo. Foi também o veículo mais vendido da marca no Brasil, com 18 mil unidades. Segundo a montadora, a partir do ano que vem serão lançadas uma versão eletrificada, uma versão híbrida T8 e uma diesel D5.

Com o lançamento, a montadora pretende se tornar a nova referência no segmento de SUVs médios de luxo e retomar a liderança que tinha no segmento até 2015. A missão da empresa é vender 6 mil carros no ano que vem, e a estimativa é que o modelo Momentum corresponda a 40% do mix, enquanto Inscription e R-Design sejam responsáveis por 30% cada um.

Comentários
Topo