Lifestyle

8 dicas para economizar em viagens

Cerca de 35 milhões de norte-americanos já sabem que vão ficar em um hotel durante as próximas férias de final de ano, de acordo com uma nova pesquisa da empresa de serviços financeiros Bankrate. Quase 31 milhões deles planejam voar, de acordo com o estudo. E, antes de o verão no hemisfério norte acabar oficialmente, quase um quarto desses futuros viajantes já terão reservado suas acomodações. No entanto, os procrastinadores não precisam ter medo, já que seus hábitos de compra de última hora podem valer a pena a longo prazo.

VEJA TAMBÉM: Por que você deve gastar em experiências, e não em coisas

“A verdade é que, a não ser que você deixe realmente para a última hora, o momento em que você faz a reserva não faz muita diferença em termos de preço, visto que esses são períodos sempre muito populares”, explica Gillian Tans, CEO do Booking.com. “Mas, se você puder ser um pouco mais corajoso, arriscar e deixar para o último minuto, poderá economizar com ótimas ofertas.”

Porém, se você realmente precisar de um período de tempo específico para planejar a sua próxima viagem, a Hopper, que monitora tarifas aéreas, alega que o melhor momento para comprar passagens para o Natal é no início de outubro.

Na verdade, as únicas pessoas que devem reservar suas viagens com muita antecedência, de acordo com a Bankrate, são aquelas que planejam usar pontos ou milhas de programas de recompensas, já que os voos e quartos baseados em pontos “normalmente se tornam assustadoramente maiores quanto mais perto estiver da data da viagem”.

Veja, na galeria de fotos, 8 dicas de Gillian Tans para economizar em viagens:

  • Viaje leve
    “Independentemente de você estar levando uma bagagem de mão ou uma mala que precise ser despachada, sempre esteja ciente das medidas e do peso para ter certeza de que está abaixo das restrições da companhia aérea. Tarifas de excesso de bagagem podem ser caras. Evite todas as taxas de bagagem ao levar apenas uma mala de mão.”

  • Viaje durante a semana
    “Peça férias remuneradas no meio da semana. Em vez de viajar em um fim de semana, comece sua viagem em uma terça ou quarta-feira, que são normalmente os dias mais baratos para voar. Ser flexível com o tempo pode ajudar a economizar.”

  • Não esqueça do lanche
    “Leve lanches. Os preços da comida depois que você passar pela segurança do aeroporto ou nas redondezas das principais atrações turísticas podem ser o dobro do normal. Empacote lanches para levar para a viagem ou passe em um supermercado no seu destino para conseguir um preço melhor.”

  • Pesquisa sobre o local para onde está indo
    “Entenda a cultura de gorjetas. Apesar de norte-americanos normalmente darem de 15% a 20% de gorjeta quando saem para comer, na maioria dos países europeus não há essa prática, pois uma taxa de serviço normalmente já está inclusa na conta. Assegure-se de não estar dando gorjeta demais ao fazer pesquisas antes de viajar.”

  • Procure o melhor preço, que pode vir com um padrão de voo bizarro
    “Seja criativo com voos. Busque por voos com muitas pernas e com escalas estendidas e visite outros destinos de graça! Em vez de ter uma escala de uma hora, pesquise por voos com múltiplas pernas que só parte dias depois. Faça o mesmo na hora de voltar para casa. Você normalmente não precisa pagar uma diferença na tarifa, já que essas paradas são consideradas escalas.”

  • Sugira empurrar a viagem de final de ano para março
    “Viaje fora de temporada. Há muitos destinos que têm altas e baixas temporadas, como o Caribe. As tarifas são mais caras durante a alta temporada, então considere viajar na baixa para pagar menos. Já que o clima pode ser um fator, adquira um seguro para que sua viagem possa ser remarcada sem taxas caso você precise.”

  • Seja flexível com sua localização exata
    “Seja alternativo. Há ótimos acordos que podem ser feitos se você estiver disposto a ficar um pouco fora do centro da cidade ou longe das multidões, por exemplo, ou opte por ficar em uma casa ou apartamento em vez de em um grande hotel de luxo.”

  • Nunca tenha medo de pedir um upgrade
    “Não tenha medo de pedir! Se for um dia mais calmo da semana, fora de um feriado principal, ou se não houver uma multidão de pessoas tentando fazer check-in, você pode ter mais chances de conseguir alguma vantagem. Além disso, pense no que um ‘upgrade’ significa para você – uma vista melhor? Um quarto maior? Um andar superior? Às vezes, ser específico pode valer a pena.”

Viaje leve
“Independentemente de você estar levando uma bagagem de mão ou uma mala que precise ser despachada, sempre esteja ciente das medidas e do peso para ter certeza de que está abaixo das restrições da companhia aérea. Tarifas de excesso de bagagem podem ser caras. Evite todas as taxas de bagagem ao levar apenas uma mala de mão.”

Comentários
Topo