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6 livros para entender o mindfulness

O termo mindfulness, que tem sido traduzido para o português como “atenção plena”, designa um estado mental e o conjunto de técnicas e exercícios meditativos que permitem alcançá-lo. As práticas, encontradas em diversas culturas e cada vez mais incorporadas na psicologia e na medicina, consistem, basicamente, em focar a atenção na experiência do momento presente.

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Cada vez mais adotado por profissionais de sucesso, evidências científicas têm comprovado que o mindfulness ajuda a reduzir o estresse, limpar a mente da rotina habitual, liberar criatividade e compaixão, aumentar a produtividade e construir uma força interior capaz de fazer com que fatores de exaustão tenham menos impacto na felicidade e no bem-estar físico.

Apesar de ter seus benefícios comprovados, aprender uma nova prática do zero pode ser um desafio assustador. Uma boa opção, portanto, são os livros que explicam o conceito e ensinam exercícios e práticas.

“As diferentes situações geram diferentes pensamentos e reações, e com o mindfulness você aprende a lidar com isso de maneira mais efetiva e adequada. A base de qualquer manual é ajudar a pessoa a começar a acessar [a prática]. Ela entende o conceito e recebe sugestões de práticas”, explica Marcelo Demarzo, coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, da Unifesp.

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Veja, na galeria de fotos, 6 livros indicados pelo especialista para quem quer entender o mindfulness:

  • ”Manual Prático de Mindfulness: Curiosidade e Aceitação”, de Marcelo Demarzo e Javier García-Campayo
    Este livro recebe o nome de manual justamente por ter como objetivo ensinar as técnicas, com práticas de meditação para alcançar a atenção plena e, consequentemente, uma sensação de bem-estar e plenitude. “Este livro é útil tanto para as pessoas que não possuem nenhum conhecimento prévio do tema, como para as que meditam há anos”, diz Demarzo.

  • ”Viver Bem com a Dor e a Doença – o Método da Atenção Plena”, de Vydiamala Burch
    “Há um perfil de pessoas que aprende de maneira autodidata. Esse perfil se beneficia de livros como este, que além de trazer o conceito e as evidências científicas traz também como praticar”, explica o especialista. Com base na atenção plena e na ideia de viver cada momento, Vydiamala apresenta um método para aliviar o sofrimento causado por diversas enfermidades – inclusive o estresse.

  • ”Atenção Plena”, de Mark Williams e Danny Penman
    O manual “Atenção Plena” traz um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que têm como objetivo de ajudar o leitor a se libertar das pressões cotidianas. Referência internacional traduzida para o português, nas palavras de Demarzo, consiste em uma técnica cientificamente fundamentada para atravessar períodos de crise ou mesmo enfrentar os pequenos desafios do dia a dia.

  • ”O Poder da Meditação – Mindfulness”, de Vicente Simón
    O livro de Simón consiste em um guia com dicas e técnicas para ajudar a abordar a vida de maneira mais consciente. “A base do treinamento de mindfulness, qualquer um deles, é criar uma habilidade emocional e atitudinal para poder lidar melhor com os próprios pensamentos. Ele ajuda a reconhecer melhor o seu padrão de pensamento, negativo ou positivo, e o ajuda também a reconhecer melhor como você reage a situações do dia a dia”, explica o especialista.

  • ”Viver Agora”, de Sarah Silverton
    Este livro, de acordo com Demarzo, tem a vantagem de ser um guia ao mesmo tempo abrangente e acessível. Nele, Sarah explica como a técnica ajuda a levar a vida de maneira mais tranquila e positiva, mas sem reagir a situações no modo “piloto automático”.

  • ”Mindfulness e Ciência: da Tradição à Modernidade”, de Javier García-Campayo, Ausiàs Cebolla e Marcelo Demarzo
    Diferentemente das sugestões anteriores, este livro, com capítulos desenhados para ajudar profissionais a levarem o mindfulness a pacientes, alunos e clientes, tem caráter mais científico. Segundo Demarzo, “serve para entender os benefícios para a saúde com base nas pesquisas”.

”Manual Prático de Mindfulness: Curiosidade e Aceitação”, de Marcelo Demarzo e Javier García-Campayo
Este livro recebe o nome de manual justamente por ter como objetivo ensinar as técnicas, com práticas de meditação para alcançar a atenção plena e, consequentemente, uma sensação de bem-estar e plenitude. “Este livro é útil tanto para as pessoas que não possuem nenhum conhecimento prévio do tema, como para as que meditam há anos”, diz Demarzo.

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