5 alertas de que a idade chegou para os seus pais

O processo de envelhecimento pode ser gradual ou acelerado. Muitas vezes, as mudanças são tão rápidas que chocam aqueles que não convivem com o idoso.

Todos desejam envelhecer de forma saudável e não depender de outras pessoas no futuro, mas, infelizmente, não temos controle sobre isso. As mudanças físicas e psicológicas podem levar os idosos a perderem a independência. Muitas vezes, eles não aceitam envelhecer e ter de aceitar ajuda, por isso, é essencial que os parentes estejam presentes.

LEIA MAIS: Comece cedo a se prevenir dos efeitos da idade

Os idosos que vivem sozinhos são os mais vulneráveis, pois não há ninguém para acudir em caso de necessidade. Se você identificar pelo menos um dos sinais abaixo, é o momento certo de intervir. Ao visitar seus pais ou qualquer parente mais velho neste período de Festas, esteja atento a esses indícios.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 5 sinais de que a idade chegou para os seus pais:

  • 1) Descuido com a aparência
    Apenas esquecer de pentear o cabelo pode não ser um indício, mas roupas sujas, falta de higiene e desleixo com a aparência pessoal são sinais alarmantes. Se os seus pais sempre se preocuparam com esses detalhes, isso não pode ser ignorado.

  • 2) Incapacidade de manter uma conversa
    Se a pessoa conseguia discutir sobre acontecimentos e tópicos mais sérios, mas agora não consegue participar de uma conversa ou, até mesmo, acompanhar o que é dito, ela demonstra sinais de declínio cognitivo.

  • 3) Repetição
    Contar a mesma história múltiplas vezes, repetir uma frase e fazer a mesma pergunta repetidamente são indícios preocupantes. Alguns idoso começam a perder memória de curto-prazo com o desenvolvimento da demência, além de ser um sinal clássico de dano cognitivo.

  • 4) Desequilíbrio
    Se a pessoa tem quedas e se locomove com dificuldade, provavelmente, precisa de ajuda. Infelizmente, é comum que idosos sofram quedas e que, muitas vezes, podem levar a lesões, perda da independência e hospitalização. Talvez o idoso só precise de um andador ou bengala, mas, de qualquer forma, deve ser avaliado por um médico.

  • 5) Falta de atenção com papéis
    Deixar de pagar contas e preencher formulários é um indício do envelhecimento, talvez o idoso esteja com dificuldade de controlar as finanças. Nesse caso, o filho pode oferecer ajuda e acessar a conta bancária online. Isso não só permite identificar a situação, mas também protegê-los de problemas como corte de benefícios e abuso financeiro.

1) Descuido com a aparência
Apenas esquecer de pentear o cabelo pode não ser um indício, mas roupas sujas, falta de higiene e desleixo com a aparência pessoal são sinais alarmantes. Se os seus pais sempre se preocuparam com esses detalhes, isso não pode ser ignorado.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).