Lifestyle

Conheça o Altiplano Ultimate Concept, nova relógio da Piaget

A mais recente novidade, o 41mm Altiplano Ultimate Concept, chega com apenas 2 mm de espessura (Reprodução)

Na semana passada, a Piaget apresentou formalmente o Altiplano Ultimate Concept, modelo alimentado pelo 900P-UC. Resultado de quatro anos de estudos da divisão de Pesquisa e Inovação da empresa, é o relógio mecânico de corda manual mais fino do mundo.

LEIA MAIS: Relojoaria de luxo Audemars abraça mercado de usados

No mês passado a empresa anunciou o Altiplano Ultimate Automatic 910P, estendendo a celebração da emblemática linha Altiplano, que completou 60 anos em 2017. O modelo, com apenas 4,3 mm de espessura, faz parte da coleção de relógios ultrafinos que a Piaget começou a lançar em 1957, com o 9P Caliber. Em 1960 foi a vez do 12P, cujo lançamento foi classificado pelo “Journal de Genève” como “um evento destinado a ser um marco na história da relojoaria”.

Mas foi em 2014, em homenagem ao aniversário de 140 anos da marca, que uma abordagem completamente nova foi introduzida com o Caliber 900P, que uniu o design da caixa ao movimento em uma peça extremamente fina. E o Altiplano Ultimate Automatic 910P, depois de três anos de desenvolvimento, foi além. Com apenas 4,3 mm de diâmetro, a peça, mais uma vez, usou a combinação para formar uma entidade única, com componentes excepcionalmente finos (algumas rodas de apenas 0,12 mm).

Agora, a mais recente novidade, o 41mm Altiplano Ultimate Concept, chega com apenas 2 mm de espessura. Para salvar décimos preciosos de um milímetro, o modelo exigiu o uso de uma nova liga de alta tecnologia ultrarrígida e robusta com base de cobalto a fim de não se dobrar apesar da sua finura extrema. Cinco patentes foram registradas para atender às necessidades do produto.

O modelo tem uma estrutura “2 em 1”, que faz desaparecer a distinção entre o movimento e o exterior do relógio, uma vez que a caixa é, ao mesmo tempo, um componente exterior e a base do movimento. Todos os elementos do calibre e da caixa foram repensados, desenhados e desenvolvidos com o objetivo de obter uma finura extrema, com algumas das rodas tendo apenas 0,12 mm de espessura (contra 0,20 mm de um movimento tradicional). A espessura do vidro do relógio também foi reduzida para apenas 0,2 mm (contra 1 mm de um relógio standard).

VEJA TAMBÉM: De vinhos a relógios, sites de compartilhamento oferecem experiências de luxo

Os toques finais receberam tanta atenção quanto os mecanismos. A placa de base preta e a parte de trás são tratadas com deposição física de vapor, enquanto as rodas são sunburst ou circular de cetim escovado e as pontes chanfradas são sunburst cetim-escovado. Com peso total de 21,7 gramas, o relógio possui um bracelete ultrafino, de 1,1mm, de pele de crocodilo com o interior em Kevlar e forrado de pele aveludada, com uma fivela também ultrafino.

O modelo, que segundo a Piaget tem um conceito “não comercializado”, promete aumentar o interesse das pessoas nos relógios ultrafinos e liderar o caminho para futuros relógios da série.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)

Comentários
Topo