4 gins sazonais que vão revolucionar o seu paladar

Os últimos anos foram palco de muitas inovações na produção de gin. A gama de ingredientes botânicos usados para “temperar” a bebida se expandiu enormemente, o que possibilitou uma grande variedade de aromas e sabores alternativos. O uso de plantas que só estão disponíveis durante uma parte do ano também gerou uma nova subcategoria: os gins sazonais.

LEIA MAIS: A nova onda dos gins brasileiros

A revolução dos gins também foi estimulada pelo aumento considerável de destilarias artesanais. Existem hoje mais de 500 nos Estados Unidos e mais de 200 na Grã-Bretanha. Diferentemente dos destilados marrons (whisky, whiskey e rum), que requerem um período de envelhecimento prolongado, o gin pede pouca ou nenhuma maturação.

É uma linha de produtos perfeita para uma nova destilaria que se esforça para dar lucro rápido enquanto seus destilados marrons envelhecem sem pressa. O resultado é uma explosão de novos gins, tradicionais e não convencionais.

Na Grã Bretanha, não é diferente. Veja na galeria de fotos abaixo, 4 gins sazonais britânicos que merecem ser degustados:

  • Gin Tales, Hot Cross Bun Gin, 37.5% ABV, 500 ml

    O hot cross bun é um pão-doce tipicamente britânico. Pense em uma massa com canela e açúcar de confeiteiro, à qual foram adicionadas passas e frutas cristalizadas. É exatamente esse o gosto do gin Hot Cross Bun, uma espécie de iguaria da tradicional marca Cinnabon, líquida e alcoólica. Faça um ótimo martini ou o sirva com água tônica e gelo.

  • X Gin, 44% ABV, 500 ml

    O X Gin foi criado pela fabricante de chocolates belga Xolato. Anunciado como gin-cacau, é composto por 47 tipos de ingredientes botânicos diferentes, que incluem grãos de cacau da Colômbia, avelãs do Piemonte, amêndoas de Avola, pimentas selvagens de Madagascar, zimbro e baunilha. O gin é surpreendentemente leve no paladar, com uma textura doce e suave que traz notas sutis de chocolate amargo e final picante. Se isso não for suficiente para tentá-lo, o fabricante considera o X Gin um afrodisíaco.

  • Rock Rose Gin, Spring Edition, 41.5% ABV, 700 ml

    O Rock Rose Gin é produzido na destilaria Dunnet Bay, em Caithness, na Escócia, e é oferecido em edições de quatro temporadas, cada uma com uma mistura própria de ingredientes botânicos frescos. A edição de inverno, por exemplo, é feita com raiz de rosas, espinheiros e sorbus.

    A edição de primavera é feita com flores de tojo, tussilago, dente-de-leão e hortelã-da-água. Também tem um toque de zimbro e adiciona pitadas de limão, cardamomo e alcaçuz. No paladar, predominam as notas de dente-de-leão, seguidas de hortelã e cardamomo.

  • Zymurgorium, Manchester Sweet Violet Gin Liqueur, 18.7% ABV, 500 ml

    O Sweet Violet Gin é o destilado mais vendido da Amazon do Reino Unido. É feito na primeira destilaria de gin de Manchester. Mais de 20 ingredientes botânicos são usados para produzir a bebida, incluindo violetas-de-Parma, que conferem ao gin a sua cor roxa e o seu aroma. É uma vaga lembrança de licor como o Crème de Violette. Provavelmente, muito doce se você gosta de martinis secos, mas certamente pode ser usado para adicionar cor e aroma distintos a outros coquetéis.

Gin Tales, Hot Cross Bun Gin, 37.5% ABV, 500 ml

O hot cross bun é um pão-doce tipicamente britânico. Pense em uma massa com canela e açúcar de confeiteiro, à qual foram adicionadas passas e frutas cristalizadas. É exatamente esse o gosto do gin Hot Cross Bun, uma espécie de iguaria da tradicional marca Cinnabon, líquida e alcoólica. Faça um ótimo martini ou o sirva com água tônica e gelo.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).