7 dicas para viver como um milionário

Marilyn Anderson é uma escritora, palestrante e roteirista premiada de cinema e televisão, especialista em como economizar dinheiro. Ela colaborou para os programas norte-americanos “Murphy Brown” e “FAME”, entre outros. Também é autora do guia de relacionamentos, best-seller, “Never Kiss a Frog” (“Nunca Beije um Sapo”, em tradução livre, sem versão em português), além de recentemente ter escrito e produzido o filme “How to Beat a Bully” (“Como Vencer um Bully”, em tradução livre).

LEIA MAIS: 3 lições para ganhar mais dinheiro trabalhando menos em 2018

Em 2017, Marilyn escreveu o livro de finanças pessoais “How to Live Like a Millionaire When You’re a Million Short” (“Como Viver Como um Milionário Sem Ter Um Milhão”, em tradução livre, sem versão em português). A obra reúne os segredos de como ela vive bem com um orçamento apertado há mais de 20 anos. Marilyn faz palestras para organizações financeiras e grupos comunitários, nas quais compartilha maneiras de economizar milhares de dólares enquanto aproveita mais a vida.

“Eu prospero de uma forma criativa e, ao contrário de muitos escritores, também sou uma pessoa acessível”, explica Marylin. “Quando você escreve um livro, colocar as palavras na página é apenas uma pequena parte dele. Depois de publicado, você deve fazer a publicidade do lançamento, que inclui sessões de autógrafo e apresentações. Para mim, essa é a parte verdadeiramente agradável. É maravilhoso receber um feedback positivo imediato, quando você oferece dicas e informações úteis, e ter pessoas que a agradecem pessoalmente.”

Marilyn diz que seguiu “uma rota bastante tortuosa” para descobrir seu propósito de vida. Quando adolescente, escreveu para o jornal da escola e se apresentou em peças teatrais. No entanto, na faculdade e na pós-graduação, seguiu um caminho diferente, e obteve um mestrado em biologia e fisiologia porque sua mãe queria que ela se casasse com um médico. Marilyn conta que conheceu muitos médicos, mas nunca se casou com nenhum. Depois de brevemente trabalhar como cientista, um dia ela disse para si mesma: “Não quero fazer isso, quero ser uma estrela”. Então, largou o emprego, vendeu o carro e os móveis, deixou namorado e se mudou para Nova York.

Uma semana depois, Marilyn já participava de um show na Broadway e fazia stand-up comedy. Logo depois, mudou-se para Los Angeles, onde começou a escrever roteiros de filme e de TV, uma peça e um livro.

Para outras pessoas que procuram explorar seu propósito de vida em suas carreiras, Marilyn aconselha: “Siga seu coração. Se você descobrir que não está realizado com o que faz, não tenha medo de mudar. Nem sempre sabemos o que a vida nos reserva. As pessoas mudam e surgem novas oportunidades. Esteja aberto para as possibilidades, porque você nunca sabe o que virá pela frente”.

VEJA TAMBÉM: 29 maneiras realistas de economizar dinheiro

Como roteirista em Hollywood, Marilyn enfrentou muitos desafios, e alguns deles foram financeiros. “Às vezes, você pode ganhar muito dinheiro, mas depois passa semanas, meses ou até mesmo anos sem pagamento.” É por isso que ela escreveu “Como Viver Como um Milionário Sem Ter Um Milhão”.

Veja, na galeria de fotos a seguir, algumas dicas de Marilyn para economizar e melhorar seu estilo de vida ao mesmo tempo:

  • 1) Peça para as lojas cobrirem o preço da concorrência

    Muitas lojas têm itens de promoção que, na verdade, são mais caros que os preços normais em outros lugares. Por isso, você deve sempre pedir ao vendedor para cobrir o valor da outra loja.

  • 2) Alugue peças em vez de comprá-las

    Não compensa comprar peças como ternos e vestidos para serem usadas poucas ou apenas uma vez. Procure alugar esse tipo de vestimenta.

  • 3) Faça o cabelo gratuitamente com um aprendiz

    Fazer o cabelo com um aprendiz em vez de um cabeleireiro profissional é muito mais econômico, e o resultado pode ser o mesmo.

  • 4) Participe de grupos que oferecem descontos

    Participe de grupos que levam a eventos, filmes ou cinemas a preços mais baixos. Por exemplo, o Primepass permite que você vá para cinemas todas as noites da semana por apenas R$ 69,90 por mês. É como um Netflix para pessoas que gostam de ir ao cinema.

  • 5) Prefira medicamentos genéricos

    Para prescrições médicas, procure por genéricos. A diferença de preços é grande e eles, geralmente, têm o mesmo efeito.

  • 6) Compre e venda roupas usadas

    Você pode comprar roupas usadas ou seminovas incríveis e vender suas próprias peças em lojas de consignação ou online, como o site Enjoei.

  • 7) Faça trabalho voluntário nas férias

    Existem oportunidades em todo o mundo para combinar viagens com voluntariado. É uma excelente forma de garantir férias baratas e, ao mesmo tempo, ajudar os outros.

1) Peça para as lojas cobrirem o preço da concorrência

Muitas lojas têm itens de promoção que, na verdade, são mais caros que os preços normais em outros lugares. Por isso, você deve sempre pedir ao vendedor para cobrir o valor da outra loja.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).