As 10 melhores praias dos EUA em 2018

Já é tempo de verão no Hemisfério Norte e, à medida que a época mais quente dos Estados Unidos avança, chega a hora da lista anual das melhores praias do país.

VEJA TAMBÉM: 9 novos resorts de praia para visitar

Stephen P. Leatherman, também conhecido por Dr. Beach, professor do departamento de terra e meio ambiente da Universidade Internacional da Flórida, anualmente divulga um ranking com os melhores litorais norte-americanos, desde 1991. Leatherman também já publicou centenas de artigos, bem como 20 livros sobre o impacto das tempestades e a erosão costeira nas praias.

O destaque deste ano é o Havaí, mas as verdadeiras vencedoras são as Carolinas do Norte e do Sul, com três praias no Top 10, o que as fazem superar tanto o Havaí quanto a eterna favorita Flórida. Califórnia, Nova York e Cape Cod, em Massachusetts, também aparecem no ranking.

A pesquisa cobre cerca de 650 praias dos EUA, com base em 50 critérios, que incluem temperatura da água, limpeza, poluição sonora, cor e qualidade da areia, clima, instalações e se a praia é compartilhada com esquiadores, pescadores e velejadores. Praias para não fumantes ganham um bônus especial.

Veja na galeria abaixo as 10 melhores praias dos Estados Unidos em 2018.

  • 1. Kapalua Bay Beach – Maui, Havaí

    Entre os muitos prazeres de Kapalua Bay, na ponta noroeste de Maui, Dr. Beach cita a areia branca entre duas pequenas penínsulas formadas por antigos fluxos de lava, que levam a recifes de corais de peixes tropicais coloridos em “águas azuis e claras”. Ele diz ser o lugar perfeito para nadadores e mergulhadores pela possibilidade de alugar equipamentos no local. Tudo isso faz da Kapalua Bay Beach a melhor praia dos EUA em 2018.

  • 2. Ocracoke Lifeguarded Beach – Carolina do Norte

    Leatherman chama Ocracoke, em Outer Banks, na Carolina do Norte, de “minha praia favorita para fugir”. A orla já foi o refúgio do pirata Barba Negra, e isso pode ter relação com Dr. Beach chamá-la de “uma das praias mais selvagens do país”. Com campos de golfe e grandes resorts, Ocracoke é mais para os puristas que gostam de natação e beachcombing (busca por objetos na areia da praia), embora tenha uma temporada de surfe no final do verão.

  • 3. Parque Estadual de Grayton Beach – Flórida

    Cerca de 75 quilômetros a leste de Pensacola, na Florida Panhandle, este parque estadual fala sobre o poder da conservação ecológica. “O desenvolvimento foi contido por grandes dunas de areia que ainda dominam a paisagem”, diz Dr. Beach, que cita também a “areia branca como açúcar e a água verde-esmeralda” como o cartão de boas-vindas aos hóspedes, além dos lagos formados pela maré e as lagoas de água doce.

  • 4. Coopers Beach, Southampton – Nova York

    Embora muitas praias do nordeste estejam sujeitas às correntes marítimas do Labrador, que refrescam suas águas, a praia de Coopers fica voltada para as águas quentes do sul. A costa fica nos Hamptons, extremo leste de Long Island, um ponto importante para os ricos e famosos do metrô de Nova York. “A praia tem grandes dunas de areia cobertas por grama, intercaladas com mansões grandes e extravagantes”, diz Leatherman.

  • 5. Praia da Guarda Costeira – Cape Cod, Massachusetts

    As correntes do Labrador trazem água fria (entre 15 e 21 graus Celsius) para esta praia voltada para o leste, então, você provavelmente não vai querer dar mais do que um ou dois mergulhos rápidos. Mas isso não importa, os prazeres de Cape Cod estão a uma curta viagem de bicicleta ou ônibus à antiga estação da Guarda Costeira, onde há frutos do mar frescos, paisagens pantanosas e uma animada vida noturna em Provincetown, uma das atrações LGBTQ+ favoritas da América.

  • 6. Lighthouse Beach, Buxton – Carolina do Norte

    Recém-chegada à lista do Dr. Beach, esta praia nos Outer Banks da Carolina do Norte “se orgulha de proporcionar o melhor surfe na Costa Leste dos EUA”, diz Leatherman. Em Lighthouse Beach você também estará perto de onde a história foi feita: o antigo farol de Cape Hatteras fica nas proximidades, e os Wright Brothers fizeram seu lendário primeiro voo na cidade vizinha de Kitty Hawk. Leatherman diz que ao passear em um banco de areia de lá, é possível se sentir “um pouco como Moisés nos tempos bíblicos, com as ondas se aproximando de ambas as direções”.

  • 7. Parque Estadual da Ilha Caladesi – Dunedin/Clearwater, Flórida

    A oeste de Tampa e ao norte de São Petersburgo, está o Parque Estadual da Ilha Caladesi. Esta praia não é tecnicamente uma ilha, mas a balsa para pedestres ainda é o meio mais utilizado para chegar ao local. Dr. Beach cita a “areia de quartzo cristalina, macia e confortável, na beira da água”. Além das trilhas do calçadão, ele também elogia “os passeios de caiaque e canoa de Caladesi pelos manguezais para ver as grandes garças azuis e outras aves que frequentam a maravilhosa área natural”.

  • 8. Hapuna Beach – Big Island, Havaí

    Esta praia impressiona graças à sua areia de coral branco contra “uma paisagem dominada por fluxos de lava negra”. Dr. Beach chama de “um lugar perfeito para nadar ou mergulhar em águas cristalinas” no verão. No inverno, você deve ter cautela devido às fortes correntezas. No lado noroeste da Big Island, a uns bons 80 quilômetros, está o vulcão Kilauea, que atualmente tem causado muita devastação.

  • 9. Coronado Beach – Coronado, Califórnia

    Difícil de acreditar, mas a terra do mar, sol e surfe têm apenas uma praia na lista das 10 melhores do Dr. Beach. Felizmente, é uma costa e tanto que fica do outro lado da baía de San Diego. Leatherman diz que são “centenas de metros” com “vegetação subtropical e clima mediterrâneo único, com areia fina e espumante”. Uma atração adicional: o clássico Hotel del Coronado (de 1888), perto da praia, onde “reis, xeques, atores e atrizes se hospedavam”, hoje em dia, “serve comida e bebida na praia para todos os banhistas”.

  • 10. Beachwalker Park, Ilha de Kiawah, Carolina do Sul

    Um eterno favorito na lista, o Beachwalker Park fica ao sul de Charleston. “Esta é uma praia para amantes da natureza”, diz Dr. Beach, por isso, “os visitantes devem trazer seus caiaques”. Depois, apreciar um pouco da cozinha Lowcountry, com frutos do mar locais.

1. Kapalua Bay Beach – Maui, Havaí

Entre os muitos prazeres de Kapalua Bay, na ponta noroeste de Maui, Dr. Beach cita a areia branca entre duas pequenas penínsulas formadas por antigos fluxos de lava, que levam a recifes de corais de peixes tropicais coloridos em “águas azuis e claras”. Ele diz ser o lugar perfeito para nadadores e mergulhadores pela possibilidade de alugar equipamentos no local. Tudo isso faz da Kapalua Bay Beach a melhor praia dos EUA em 2018.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).