Listas

Status: 10 marcas mais vencedoras e mais perdedoras de 2015

Há algum tempo, o mercado parece não estar favorável para ninguém. Marcas importantes estão envolvidas em grandes avalanches econômicas ou em crises institucionais. No entanto, a derrocada de alguns pode significar, às vezes, a glória de outros. E, como quase sempre, a tecnologia vai muito bem nesse cenário.

RANKING: Os bilionários que mais aumentaram a fortuna em 2015

Marcas como Uber e Xiaomi surpreenderam o mercado com a popularidade conquistada, enquanto, no mesmo quesito, marcas como Gap, Abercrombie e J. Crew perderam seus postos no segmento varejista.

Veja na galeria abaixo as cinco marcas que tiveram um 2015 surpreendente e outras cinco que não tiveram um ano tão incrível assim:

VEJA TAMBÉM: Há sete vezes mais bilionárias no mundo do que há 20 anos

  • Winners

    1ª) Uber

    O Uber revolucionou o mercado dos transportes, colocou a população em contato direto com a tecnologia e atraiu dezenas de milhões de motoristas e passageiros ao redor do mundo. O primeiro lugar da lista deve boa parte de sua colocação ao tamanho da inovação tecnológica do aplicativo, carros auto- condutores e parcerias com instituições com enfase em robótica, como a Carnegie Mellon.

  • Winners

    2ª) DraftKings

    A ousada startup que alimenta a fantasia no mundo dos esportes geek apostou, ao longo de 2015, em enormes campanhas publicitárias, assim como sua rival, FanDuel, o que exige um nível muito maior de esforço. Desta forma, a DraftKings, pelo menos até hoje, venceu o duelo. Resta saber o que acontecerá daqui pra frente.

  • Winners

    3ª) Xiaomi

    Menos conhecida, a marca de produtos eletrônicos que faz sucesso entre os jovens asiáticos é, atualmente, a terceira maior fabricante de smartphones do mundo – depois de Samsung e Apple – e também a mais valiosa startup voltada à tecnologia.

  • Winners

    4ª) Under Armour

    Under Armour é uma marca de artigos esportivos tecnológicos. Até hoje, vem crescendo em uma velocidade maior do que, por exemplo, Nike e Adidas, e é avaliada em US$ 10 bilhões – com menos de uma década de existência. Depois de investir mais de US$ 700 milhões em aplicativos de exercícios físicos (MapMyFitness, MyFitnessPal e Endomondo), a Under Armour agora controla a maior plataforma de saúde digital do mundo, que conta com mais 60 milhões de usuários cadastrados.

  • Winners

    5ª) Star Wars

    Chegou à lista graças, exclusivamente, ao seu marketing intergaláctico. O novo filme traz de volta personagens que não aparecem há quase 40 anos nas telonas. O investimento em publicidade ultrapassa os US$ 60 milhões e o novo filme, mesmo que repleto de parcerias, permanece um completo mistério.

  • Loosers

    1ª) FIFA

    Toda a fraude da Copa do Mundo não apenas destruiu a maior marca esportiva de todos os tempos, mas também desapontou 715,1 milhões de torcedores espalhados pelo planeta. O escândalo de corrupção tem tantos envolvidos que se torna quase impossível explicá-lo.

  • Loosers

    2ª) Subway

    A rede de sanduíches que tem seu marketing e publicidade atrelados ao nome de Jared Fogle – homem que perdeu mais de 90 kg seguindo “a dieta da Subway” – sofreu uma lição sobre não confiar demais em uma pessoa só: o homem foi condenado a 15 anos de prisão por pornografia infantil.

  • Loosers

    3ª) Apple Watch

    A expectativa por um produto tecnológico wearable era enorme, mas foi um tanto quanto decepcionante. A maioria das reações envolveu indiferença e até mesmo inimigos.

  • Loosers

    4ª) Yahoo!

    No mundo da tecnologia, consumidores – e investidores – estão sempre à procura de inovações, e, de preferência, de forma rápida e abundante. Na comparação com concorrentes como Google e Facebook, que estão sempre com várias ofertas de ideias, o Yahoo! parece estar preso ao passado.

  • Loosers

    5ª) Gap, Abercrombie e J. Crew

    As três marcas que um dia foram líderes do varejo foram completamente desbancadas por outras três da mesma categoria: Zara, H&M e Topshop. Hoje, Gap, Abercrombie e J. Crew estão em busca de uma identidade própria, mas permanecem decadentes.

Winners

1ª) Uber

O Uber revolucionou o mercado dos transportes, colocou a população em contato direto com a tecnologia e atraiu dezenas de milhões de motoristas e passageiros ao redor do mundo. O primeiro lugar da lista deve boa parte de sua colocação ao tamanho da inovação tecnológica do aplicativo, carros auto- condutores e parcerias com instituições com enfase em robótica, como a Carnegie Mellon.

Comentários
Topo