Negócios

Astronautas imprimem primeiro objeto 3D no espaço

A nova impressora 3D da Estação Espacial Internacional marcou seu nome na história ao produzir o primeiro objeto 3D no espaço. A impressora da NASA foi desenvolvida em parceria com a startup Made In Sapce, fundada em 2010. O propósito do dispositivo é experimentar a possibilidade de fabricar peças cruciais de reposição caso seja necessário.

“Essa primeira impressão é o passo inicial para produzir uma máquina “de tudo” bem longe da Terra”, conta Niki Werkheiser, diretor de projetos responsável pela impressora.

A máquina foi enviada ao espaço em setembro por uma cápsula chamada Space X Dragon. Foi instalada na estação espacial em 17 de novembro e a partir de então diversos testes de impressão foram feitos. No dia 25 de novembro, a primeira parte oficial foi feita pela impressora. “Quanto mais peças imprimimos e mais testes fazemos, mais podemos aprender sobre os efeitos e se eles são causados pela microgravidade ou por processos da impressora mesmo”, afirma Werkheiser.

Mais importante que isto é saber que a impressora da Made In Space realmente funciona, o que significa que a impressão 3D pode ser tornar uma parte essencial de pesquisa tanto pra Estação Espacial Internacional quanto para a NASA.

 

 

 

Topo