Negócios

Apple compra mais uma startup de GPS

Getty Images

Getty Images

Dado o número de companhia de GPS que a Apple adquiriu nos últimos anos, o CEO da empresa, Tim Cook, terá um grande número de atualizações para anunciar no Apple Maps na conferência anual de desenvolvimento da empresa, em junho.

A última aquisição da Apple foi anunciada no domingo, 17. Trata-se de uma startup de tecnologia, a Coherent Navigation, especializada em rastreamento GPS ultra preciso. A pequena empresa, fundada em 2008, é parte da indústria aeroespacial e tem o Departamento de Defesa dos Estados Unidos entre seus clientes.

A companhia trabalha com um sistema chamado High-Integrity GPS ou iGPS, que envolve a combinação de sinais de localização de baixa orbita operados por dispositivos móveis juntamente com sinais de satélites GPS operados pela U.S. Air Force. O resultado é o rastreamento mais preciso, os dados são fornecidos em centímetros, enquanto a maioria dos sistemas de localização fala em metros.

A Apple confirmou o acordo ao New York Times e disse que costumam comprar companhias pequenas e “não costumam discutir seus propósitos e planos”. Porém, a compra da Coherence é significativa porque faz parte de uma série de compras da Apple no ramo de GPS nos últimos anos. Outras companhias compradas foram a Pin Drop, Locationary e Boardmap.

Era esperado que a empresa anunciasse melhorias no Apple Maps no evento do ano passado, mas nada aconteceu. Na conferencia desse ano, quando a Apple deve lançar o iOS 9, a expectativa é que novas funções do aplicativo sejam reveladas, incluindo direções no transito.

Alguns meses depois que o aplicativo foi lançado, em 2012, Cook admitiu que o serviço não tinha saído como eles imaginavam. “Estamos nos esforçando para corrigir”, declarou na época. Depois desse pronunciamento, o CEO não falou mais sobre o aplicativo, mas as aquisições da companhia mostraram que ela quer melhorar seus mapas.

Um navegador GPS de alta precisão como a Coherence oferece pode ser muito atrativo para o Apple Watch, já que o dispositivo tem um sistema de respostas táteis, mostrando a direção em que a pessoa deve ir, sem que ela olhe para a tela. O serviço de localização em centímetros pode ajudar a aprimorar a tecnologia de direções do relógio.

Comentários
Topo