Negócios

Apple cria função de assistente pessoal para iOS 9

Gordon Kelly

iStock

iStock

Há um tempo a Apple está lutando para ser uma empresa mais independente. A maior prova é a criação do Apple Maps, aplicativo criado para que a empresa não dependesse mais das ferramentas de mapas do Google. Um tiro não muito certeiro. Agora, a companhia está lutando para dispensar outra ferramenta do site de busca.

De acordo com o site 9to5Mac, o novo sistema operacional, o iOS 9, haverá uma ferramenta de organização chamada Proactive. Ela conectará a Siri, contatos, calendário e passbook e outros aplicativos. Por exemplo, se um usuário do iPhone tiver um voo agendado em seu calendário e sua passagem estiver no passbook, a nova ferramenta mostrará um aviso com o horário da viagem e dará um atalho para acessar o ticket eletrônico.

Outra possibilidade de uso seria localizar o endereço do compromisso marcado na agenda e dar as direções, trânsito e tempo estimado usando aplicativos de mapa.

As funções do Proactive são similares às do Google Now, serviço disponível apenas para celulares Android. O sistema tornou-se tão importante para seus usuários que foi criada uma facilidade para acessá-lo. Agora, ao arrastar a tela para a esquerda, o Google Now já funciona.

A principal ambição da Apple com o novo sistema de assistente pessoal é acabar com o Google como principal meio de pesquisa. A diminuição das buscas pelo site não acabará, mas o Proactive pode fazer com que diminuam drasticamente.

O lançamento do iOS 9 acontecerá no dia 8 de junho na Worldwide Developers’ Conference.

Comentários
Topo