Negócios

Empresa lança ferramenta para smartphone de identificação de imagens

Getty Images

Getty Images

Uma das coisas mais legais (e fúteis) que será possível fazer com o smartphone é identificar aviões que lhe sobrevoam. Se você tirar a foto da aeronave com seu celular, o aplicativo Wolfram Alpha vai cruzar sua localização com informações de voo e fornecer dados como altitude, ânguo e até o número de voo e tipo de aeronave que você fotografou.

Mas este é só um exemplo. O objetivo do novo app de Stephen Wolfram é identificar objetos. “[O site] não vai acertar todas as vezes, mas na maioria dos casos eu acredito que ele funciona muito bem”, afirmou Wolfram. “E para mim o que é mais fascinante é que, quando ele erra, o erro se parece muito humano.”

De acordo com Wolfram, para treinar o sistema foram usadas “algumas dezenas de milhões” de imagens. Algumas das imagens escolhidas serviam para confundir o aplicativo, como gatos vestindo roupas de astronautas, bichos-preguiça com chapéus de festa e até o Chewbacca – o sistema falhou em identificar todos, mas foram erros aceitáveis.

Agora, o site é capaz de reconhecer corretamente cerca de 10 mil objetos comuns, mas ainda tem dificuldade de identificar pessoas específicas, arte e coisas que não são do dia a dia”. Caso seja algo novo, a ferramenta mantém uma versão do arquivo que você carrega no site para continuar seu treinamento.

O projeto faz parte do Googles, do Google, e do Firefly, da Amazon, como uma ferramenta de reconhecimento rápido. No entanto, não foi criado com a intenção de vender nada ao usuário.

Comentários
Topo