Negócios

Apple lança sistema operacional iOS 8.4

iStock

iStock

A Apple lançou nesta terça-feira (30) seu novo sistema operacional, o iOS 8.4, para iPhone e iPad. A novidade da versão mais recente é o Apple Music, serviço de música por streaming da marca. O aplicativo compete diretamente com Spotify e Rdio, entre outros.
Até agora, a única maneira oferecida pela Apple para ouvir música era o iTunes, sistema no qual os usuários tinham de pagar pelas faixas individualmente. A marca norte-americana criou um sistema de streaming em 2011, com o iTunes Match, mas a ideia não vingou porque tinha um acervo limitado.

VEJA TAMBÉM: 9 melhores smartphones para comprar agora

O Apple Music tem mais de 30 milhões de faixas tanto de grandes gravadores quanto das independentes. Os usuários podem baixar até 25.000 músicas e, com o iOS 9, a ideia é que esse número chegue a 100.000. Atualmente o Google Music permite baixar 50.000 faixas.

O serviço é pago, e a Apple oferece a possibilidade de um pacote para a família. Seis integrantes pagam US$ 14,99 por mês, enquanto o preço para apenas uma pessoa é de US$ 9,99. Os três primeiros meses de uso do aplicativo são grátis.

A companhia ainda não descobriu, no entando, como fará para que o app funcione sem a internet. Além disso, os concorrentes Spotify e Google Music permitem que sejam baixadas músicas com tamanho até 320 kbps, enquanto o dispositivo da Apple só aguenta faixas com 256 kbps. Outra desvantagem é que os demais aplicativos funcionam em qualquer sistema operacional e a Apple Music é restrita ao iOS.

RANKING: 10 empresas mais valiosas do mundo: hoje x 2010

Outras inovações do iOS 8.4 são os audiobooks para o app de leitura iBooks e a correção de problemas, como o que afetava o GPS do sistema e a reinstalação de aplicativos do Apple Watch. O bug das mensagens de texto também foi solucionado.

Comentários
Topo