Negócios

Estudo aponta que 68% dos consumidores ainda usam cheque para fazer pagamentos

iStock

iStock

Para os jovens, usar talão de cheque é coisa do século passado. Mas quem paga as contas tem opinião diferente. De acordo com um estudo feito sobre os hábitos de consumo dos norte-americanos, o dinheiro e o cheque ainda são o modo como a maioria dos consumidores fazem pagamentos.

A pesquisa, feita pela Blackhawk Network, aponta que 93% das pessoas usam dinheiro para fazer transações. Pagamento em cheque não são obsoletos como alguns imaginam: 68% dos entrevistados ainda os usam.

Entre os entrevistados, 62% afirmam que, nos últimos 12 meses, fizeram compras on-line e usaram o PayPal como forma de pagamento. Pouco menos da metade disse que usou cartões de presente da MasterCard ou da Visa.

LEIA TAMBÉM: 95% de celulares Android podem ser invadidos com apenas uma mensagem

As opções Apple Pay e Google Wallet, disponíveis no exterior, são pouco usadas: apenas 14% dos norte-americanos as usaram. No entanto, espera-se que esse número cresça, porque 68% dos consumidores afirma que fizeram mais pagamentos on-line ou com seus celulares do que no ano anterior.

Os cartões de crédito são muito populares, quase tanto quanto o pagamento em dinheiro, com 92% das respostas. O cartão de débito é um pouco menos usado com 68% de adeptos.

O estudo, realizado em março de 2015, corresponde às pesquisas feitas por varejistas. O Starbucks, por exemplo, afirma que aproximadamente 15% dos clientes norte-americanos realizaram pagamento por aplicativo em outubro de 2014.

A Reserva Federal dos Estados Unidos explica que os consumidores preferem maneiras mais rápidas de pagar. Enquanto 65% acham dinheiro e cartão de crédito mais simples, 59% afirmam evitar pagamentos on-line ou por dispositivos móveis por questões de segurança.

Comentários
Topo