Negócios

Como “NCIS”, e não “Game of Thrones”, tornou-se o seriado mais assistido do mundo

NCIS

Reprodução

 

O seriado “Game of Thrones” é popular. Mas, ao falar da série mais assistida do mundo, o título vai para uma que não recebe tanta atenção quanto a dúvida sobre o personagem Jon Snow estar realmente morto ou não. Essa série é a “NCIS”, da rede de televisão CBS.

Nos Estados Unidos, a série tem se mantido no dream team. A última temporada do drama criminal teve uma média de 21,19 milhões de espectadores por novo episódio nos Estados Unidos após sete dias de reprises. São números excelentes. “Game of Thrones” e “The Walking Dead”, por exemplo, atingiram entre 20 milhões e 22 milhões de espectadores também, incluindo reprises e reproduções on-line.

VEJA TAMBÉM: 15 atrizes de seriados mais bem pagas de 2015

Mas, mundialmente, não há nada como o “NCIS”. O programa atingiu 55 milhões de espectadores ao redor do mundo em 2014 e é licenciada em mais de 200 mercados mundialmente e em mais de 60 idiomas – do árabe ao vietnamita. No começo do ano, a empresa de dados Eurodata TV Worldwide nomeou a série como “a mais assistida série de TV do mundo” pelo segundo ano consecutivo. Essa distinção já foi dada a outras como “House”, “CSI” e “The Mentalist”.

Porém, o caminho até o reconhecimento mundial não foi curto. Quando “NCIS” estreou, em 2003, foi classificada como o número 15 da televisão, com 12,3 milhões de espectadores, de acordo com CBS. Forte, mas não exatamente uma revelação.

Foram as audiências internacionais, no entanto, que primeiro prestaram atenção no drama e em seu bando de agentes da lei, de acordo com David Stapf, presidente da CBS Television Studios. “Fez mais sucesso internacionalmente do que domesticamente no início,” diz ele. “Depois de alguns anos, nosso dirigente internacional Armando Nuñez me ligou e disse ‘ei, você está vendo o que está acontecendo com NCIS?’“ A série estava no topo dos mercados internacionais ao redor do mundo todo, disse ele, como na Itália e na Alemanha.

SAIBA MAIS: Nova série de Sofia Vergara será exibida pelo Snapchat

Seu apelo internacional é ainda mais surpreendente levando em conta o fato de o show ser, essencialmente, sobre investigadores de uma parte muito específica do exército norte-americano. “Você tende a pensar que isso alienaria as audiências estrangeiras,” diz Stapf. “Mas, quando você olha para a série, não é muito sobre isso. É sobre heróis.” É um tema que se aplica universalmente, diz ele.

“Há mocinhos e vilões e os mocinhos vão pegar os vilões e ganhar sempre. E é tudo feito por personagens que realmente se amam,” diz ele. “Nós todos temos um Gibbs em nossas vidas.” (Mark Harmon atuou como o líder do “Naval Criminal Investigative Service” Leroy Jethro Gibbs por 12 temporadas). “Eu acho que, com o passar do tempo, as pessoas se envolveram mais e mais com os personagens,” Stapf acrescenta. “Isso ressoa por todo o mundo.”

NCIS

Reprodução

A nova temporada de “NCIS” será lançada, nos Estados Unidos, às 20h da próxima terça-feira, no CBS.

Comentários
Topo