Negócios

Grandes empresas de tecnologia se unem para criar novo formato de vídeo

Microsoft 2 getty

Getty Images

As empresas Amazon, Cisco, Google, Intel, Microsoft, Mozilla e Netflix anunciaram, nesta terça-feira (1), que estão formando uma parceria para criar uma entidade voltada para o desenvolvimento de um novo formato de vídeo. Batizada de Alliance for Open Media, a instituição prevê uma nova tecnologia com “códigos abertos” e alta-resolução de imagem.

As gigantes do setor tecnológico pretendem desenvolver um conteúdo de excelente qualidade em arquivos multimídias por meio de streaming, destinados a todos os tipos de dispositivos digitais de forma ágil e prática.

De acordo com as empresas, o novo formato, feito para circular na internet, também permitirá que os vídeos, fotos e áudios sejam exibidos por qualquer largura de banda em qualquer aparelho, independentemente de suas configurações e resoluções de mídia.

LISTA: 20 empresas mais inovadoras do mundo em 2015

Em postagem feita no blog da plataforna digital Mozilla, o vice-presidente da empresa, David Bryant, afirmou que a Alliance enxergou a necessidade da criação de um formato de vídeo mais avançado, com melhor acessibilidade e resolução.

Até pouco tempo atrás, a plataforma de multimídia e software mais conhecida por fornecer serviços de vídeos de alta qualidade era o Adobe Flash, graças ao fato de não precisar de tanta energia para funcionar bem. Porém, após os riscos de vírus que uma falsa atualização do programa apresentava aos usuários, a plataforma perdeu sua credibilidade.

VEJA TAMBÉM: YouTube pode lançar serviço de vídeo on-demand

“A demanda do público por novas plataformas seguras de vídeo cresce cada vez mais, e corresponder às expectativas desses usuários requer muito trabalho”, alegou Gabe Frost, diretor-executivo da Alliance.

Além das empresas que já fazem parte do projeto, outras companhias, cujos nomes ainda não foram divulgados,estão sendo convidadas para ajudar no desenvolvimento do novo formato.

Comentários
Topo