Negócios

Facebook trabalha em ferramenta para ajudar deficientes visuais a verem imagens

Facebook ferramenta cegos - reproduçãoTechCrunch

Reprodução/ TechCrunch

Recentemente, a equipe de acessibilidade do Facebook anunciou o novo investimento da empresa em uma ferramenta capaz de ajudar deficientes visuais a verem imagens e, consequentemente, colaborar com a missão da companhia de conectar o mundo inteiro em um só lugar.

A proposta principal dos desenvolvedores do novo recurso é fazer com que deficientes visuais possam navegar pela rede social por meio de uma experiência única, que não precise contar com os olhos dos usuários. Atualmente, pessoas cegas ou visualmente debilitadas que tenham acesso a leitores de telas já podem ouvir o que outros usuários escrevem no Facebook, mas, por enquanto, ainda não foi criado nada que permita essa parcela da população de visualizar as milhões de imagens compartilhadas no site.

FOTOS: 14 botões que o Facebook deveria desenvolver

“É só pensar no tanto de fotos que aparecem na nossa linha do tempo sem legendas e explicações, para entender a necessidade dessa nova ferramenta para deficientes visuais”, afirmou Matt King, o primeiro engenheiro cego do Facebook, ao portal TechCrunch. Para a criação do novo recurso, a empresa está apostando no desenvolvimento de uma tecnologia de reconhecimento de objetos baseada em inteligência artificial, para contextualizarem os usuários cegos sobre do que se tratam as imagens compartilhadas dentro da rede social.

NEGÓCIOS: Facebook está desenvolvendo app de realidade virtual, diz jornal

“Estamos começando a considerar o acesso a informações e à tecnologia como parte dos direitos humanos. Afinal, ele é a porta de entrada para as oportunidades de emprego ao redor de todo o mundo”, completou King. De acordo com os desenvolvedores da equipe, o Facebook pretende lançar a nova ferramenta até o final deste ano em pelo menos uma de suas plataformas – web ou aplicativo móvel.

Comentários
Topo