Negócios

Grupo com Bill Gates investe US$ 108 milhões em cheeseburger feito de plantas

Divulgação

Divulgação

Nos Estados Unidos, nunca foi tão fácil para os amantes de hambúrguer manter uma dieta vegetariana. A Impossible Foods, uma companhia californiana, criou uma nova geração de carnes e queijos feitos 100% de plantas. A empresa recebeu um investimento de US$ 108 milhões de um grupo de apoiadores de grande porte, como o bilionário cofundador da Microsoft Bill Gates.

A Impossible Foods (“comidas impossíveis”, em tradução livre) busca fazer alimentos gostosos e livres de colesterol, hormônios ou antibióticos. Seu carro-chefe? Um cheeseburger feito de plantas. Dadas as dificuldades da indústria bovina em atender à crescente demanda por carne, a aposta é que as pessoas comecem a optar cada vez mais por comidas veganas. Pesquisas recentes estimam que o mundo terá 9,5 bilhões de pessoas até 2050. Em 1940, havia apenas três bilhões.

O sabor engana tanto quanto a foto. Para atingir o gosto parecido ao da carne, mas sem as consequências para saúde e o meio ambiente, a empresa investiu em pesquisas moleculares. A Impossible Foods analisou produtos de origem animal em nível molecular para, então, selecionar proteínas e nutrientes específicos de plantas, sementes e grãos que possam recriar o sabor e a textura do alimento.

A empresa foi fundada por Patrick Brown, ex-professor de bioquímica em Stanford e fundador de uma companhia de alimentos chamada Kate Hill. Com esta, ele desenvolveu uma série de produtos feitos a partir de leite de castanhas, que afirma serem mais saudáveis do que os feitos com leite comum.

RANKING: 30 maiores bilionários dos Estados Unidos

Recentemente, a Impossible Foods entrou em negociações com o Google em relação a uma possível aquisição, mas o negócio não foi fechado, pois a companhia de alimentos queria mais do que os USS$ 300 milhões oferecidos.

Comentários
Topo