Negócios

Douglas Tompkins, fundador da North Face, morre em acidente de caiaque

Getty Images

Getty Images

Douglas Tompkins, fundador das marcas de roupas North Face e Esprit, morreu na última terça-feira (8) após um acidente de caiaque na região sul da Patagônia chilena. Ele tinha 72 anos. As informações são do The New York Times.

Sua morte foi confirmada pelo Hospital Regional Coyhaique, onde Tompkins foi internado com hipotermia severa. O serviço de saúde da região administrativa de Aysén disse que Tompkins passeava com outras cinco pessoas no Lago General Carrera quando seus caiaques viraram em grandes ondas. O exército do Chile disse que um barco de patrulha resgatou três das pessoas e que um helicóptero suspendeu os outros três. Ele foi o único com ferimentos graves.

Um promotor local, Pedro Salgado, disse à rádio Bío Bío que o lago é conhecido por suas condições climáticas imprevisíveis. Segundo ele, Tompkins passou um “considerável período de tempo em águas abaixo de 4° Celsius.”

Entusiasta das atividades ao ar livre durante toda a vida, Tompkins ganhou sua fortuna no varejo, mas, depois, afastou-se do mundo dos negócios para seguir sua paixão por natureza e conservacionismo. “Ele pilotou aviões, escalou montanhas ao redor do mundo todo”, disse sua filha, Summer Tompkins Walker ao jornal norte-americano. “Ter perdido sua vida em um lago, como se a natureza o tivesse engolido, é chocante.”

Douglas Rainsford Tompkins nasceu em 1943, em Ohio. A família viveu por um tempo na cidade de Nova York antes de se estabelecer em Millbrook, Nova York, no vale do rio Hudson. Ele começou a escalar rochas com 12 anos na Shawangunk Mountains, cordilheira no sul do estado de Nova York. Aos 15, esquiava e escalava montanhas durante viagens de família a Wyoming, de acordo com o livro de 2009 “Eco Barons: The Dreamers, Schemers, and Millionaires Who Are Saving Our Planet” (sem versão em português).

Tompkins frequentou a Pomfret School em Connecticut, mas nunca se formou e não foi à faculdade, disse Tom Butler, um porta-voz da Foundation for Deep Ecology, que Tompkins fundou em 1990. Em vez disso, ele saiu em busca de aventura. Aos 17, foi para Colorado, onde trabalhava em Aspen e economizava dinheiro um ano antes de ir à Europa para esquiar nos alpes. Depois, viajou pelos Andes, na América do Sul, até seu dinheiro acabar em 1962, o que o forçou a voltar aos Estados Unidos.

Mais tarde, Tompkins pousou perto de Tahoe City, na Califórnia, onde trabalhou em cabanas de esqui e começou seu primeiro negócio, a California Mountaineering Service. Em 1963, apaixonou-se por Susie Buell, que compartilhava o entusiasmo pelo ar livre. Os dois começaram um romance e se casaram. Juntos, fundaram a North Face, uma pequena loja de varejo de artigos para esqui e mochilão, em North Beach, bairro de San Francisco. O mantra da empresa era “Never Stop Exploring” (“nunca pare de explorar”, em tradução livre).

“Não havia nada de que nós tivéssemos medo, não havia nada que não pudéssemos descobrir como fazer”, disse Susie Tompkins Buell, que foi casada com Tompkins até 1989. “Era um livro aberto de aventuras.”

Muitos anos após a separação do casal, quando já estava com sua terceira parceira, Jane Tise, Tompkins começou a vender vestidos em um carro do tipo perua. O negócio cresceu e se tornou a varejista multibilionária Esprit, conhecida por roupas de esporte casuais.

O sucesso da Esprit nos anos 1980 abasteceu muito do trabalho de conservação que ocupou Tompkins por boa parte do resto de sua vida. Porém, em 1990, ele se desiludiu com o mundo corporativo e vendeu sua parte da Esprit por um valor reportado de mais de US$ 150 milhões.

Tompkins e sua segunda esposa, Kristine McDivitt, ex-CEO da linha de roupas Patagonia, mudaram-se para a América do Sul nos anos 1990. Eles dividiam seu tempo entre Chile e Argentina, concentrando seus trabalhos de conservação nos dois países.

Tompkins usou sua fortuna para comprar quase 890.308 hectares através de vários grupos de conservação, disse Butler. Isto inclui o Parque Pumalin, um dos maiores parques privados do mundo, que protege 289.350 hectares de floresta tropical que vai do Oceano Pacífico aos Andes. O parque foi nomeado em homenagem aos pumas que vagueiam pelas florestas virgens do parque. Atualmente, Tompkins estava trabalhando para criar novos parques na Patagônia e nos Esteros del Iberá, no nordeste da Argentina.

A empresa global de vestuário VF Corporation comprou a North Face em 2000.

Tompkins recebeu muitos prêmios de sustentabilidade, mas seus esforços não passaram imunes pela crítica. De acordo com um perfil de 2012 no Earth Island Journal, muitos chilenos e argentinos se preocupavam que suas compras de terra e sua oposição declarada à pesca de salmão e à construção de barragens fossem uma ameaça à soberania nacional e ao desenvolvimento econômico.

“Nós queremos fazer algo bom, mas você tem de ser muito ingênuo e tolo para pensar que certos setores da sociedade não irão demonstrar resistência”, disse Tompkins ao The New York Times. “Se você não estiver disposto a lidar com política, não deve entrar no jogo da conservação de terras, especialmente em larga escala.”

Comentários
Topo