Negócios

Sem preconceitos: inovação de O Boticário vai da publicidade à criação de produtos

Reprodução

Reprodução

Recentemente, ao veicular a propaganda de Dia dos Namorados na tevê (e também no YouTube), a rede de lojas O Boticário tornou-se um dos assuntos mais comentados e polêmicos das últimas semanas. Ao divulgar a edição limitada de fragrâncias unissex Egeo 7 Tentações, a marca levou ao público uma propaganda com casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes. A iniciativa gerou um enorme barulho nas redes sociais e foi parar no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

RANKING: 10 empresas mais inovadoras do Brasil em 2015

Embora essa não tenha sido a primeira propaganda brasileira a tratar da diversidade — marcas como Gol e Sonho de Valsa fizeram isso antes —, a atitude demonstra uma sensibilidade rara para lidar com o público nos novos tempos. Esse, no entanto, não foi o único motivo para O Boticário receber votos e entrar na lista das dez empresas mais inovadoras do Brasil.

A forma como o modelo de negócios criado por Miguel Krigsner e hoje presidido pelo sócio Artur Grynbaum cresceu, estruturou-se e diversificou-se chama a atenção. A estratégia de capilaridade, com a abertura de cerca de 3.900 pontos de vendas espalhados por mais de 1.700 municípios de todo o território nacional, transformou O Boticário na maior rede de franquias do Brasil. Daniel Domeneghetti, especialista em estratégia corporativa e CEO da consultoria DOM Strategy Partners, aponta ainda a transformação de pontos físicos em pontos de transação, relacionamento, experiência e audiência. “Hoje, nesses espaços, a empresa consegue alinhar sua proposta de valor e comunicação de uma forma única no mercado”, observa.

VEJA TAMBÉM: “Águas claras só em 2018″, afirma presidente do Grupo Boticário

A estratégia multicanal e também a expansão multimarca foram consideradas inovadoras. Com a criação do Grupo Boticário há alguns anos, o que era apenas uma rede de lojas avançou para outras marcas como Eudora (de vendas diretas), Quem Disse, Berenice? (de maquiagem) e The Beauty Box (que hoje vende desde Granado até perfumes importados da Ralph Lauren).

Comentários
Topo