Negócios

Apple compra startup capaz de ler suas emoções por meio de inteligência artificial

iStock

iStock

A Apple finalmente entrou na onda da inteligência artificial. A gigante tecnológica confirmou ontem (7) ter adquirido a Emotient Inc., startup que garante poder ler emoções humanas por meio de inteligência artificial.

A tecnologia analisa as expressões faciais e, depois, usa esses dados para interpretar o que as pessoas estão sentindo. Até agora, segundo o The Wall Street Journal, a empresa vendeu seu produto para anunciantes que querem descobrir as reações das pessoas ao ver suas propagandas.

VEJA TAMBÉM: iPhone 7 deve abandonar os tradicionais fones de ouvido

Em seu site, a Emotient se descreve como uma “líder na detecção de emoções e análise de sentimentos com base em expressões faciais” e diz acreditar estar “na vanguarda de uma nova onda de análise de emoções que irá levar a um grande avanço na compreensão do consumidor”.

Deixando de lado as frases exageradas, a tecnologia parece interessante. Vale a pena ressaltar que o modelo de negócios da Emotient pareceu muito focado em business-to-business, isto é, não é uma empresa de tecnologia de consumo.

LEIA: Toyota investirá US$ 50 milhões em inteligência artificial para carros

Ainda não se sabe como a Apple irá usar essa tecnologia. Em comunicado, a empresa disse que “compra empresas de tecnologia menores de vez em quando” e que “geralmente não discute propósitos ou planos publicamente”.

A publicação “The Journal” reportou que a Emotient patenteou em maio um método de coletar e classificar 100.000 imagens faciais por dia, o que permitiria determinar uma emoção com maior rapidez e eficiência.

E MAIS: Bill Gates diz que deveríamos nos preocupar com inteligência artificial

Esta não é a primeira vez em que a Apple adquire uma startup de inteligência artificial. Em outubro, a companhia comprou a VocallQ, empresa britânica focada em reconhecimento de voz e processamento natural de linguagem. Outras gigantes como Facebook e Google também estão investindo nesse tipo de tecnologia.

Comentários
Topo