Negócios

Como fazer vídeos ao vivo no Facebook

Facebook disponibiliza vídeos ao vivo para todos os usuários (iStock)

Facebook disponibiliza vídeos ao vivo para todos os usuários (iStock)

Você está pronto para fazer vídeos ao vivo no Facebook?

Depois de ficar disponível para as celebridades e alguns usuários regulares, agora a ferramenta para fazer vídeos ao vivo no Facebook está disponível para todas as pessoas.

LEIA MAIS: Mark Zuckerberg se torna o sexto homem mais rico do mundo

Ela é fácil de usar e muito familiar para todos que já testaram o Periscope do Twitter, mas não espere muita visualização na primeira vez que você transmitir o vídeo ao vivo na rede social.

Veja como fazer os vídeos ao vivo no Facebook:

Como encontrar isso

1º passo)
Você não vai achar um botão “Grave agora” no Facebook. Na verdade, não há indicação em nenhum lugar que você pode fazer alguma coisa além dos posts tradicionais. Vídeo ao vivo é um ícone escondido embaixo do status.

Quando você seleciona o ícone status, aparece um novo ícone para gravar e compartilhar o vídeo ao vivo. Se você não postou um status recentemente, você verá uma mensagem acima do ícone: “Novo! Grave e compartilhe o vídeo”.

2º passo)
Se você está pronto para gravar (e quem não está?), você seleciona o ícone e o Facebook pede a permissão de acesso a câmera e o microfone. Você só precisa clicar no grande botão azul “Continuar”.

3º passo)
Será solicitado para que você descreva a gravação. Isso ocorre na mesma tela em que você escolhe a privacidade: vai compartilhar com o público ou só com seus amigos? Você pode escolher compartilhar só com você mesmo, mas qual é a graça disso?

Você pode filmar o vídeo através do FaceTime ou com a câmera de trás enquanto segura o seu telefone no modo retrato ou paisagem, mas o vídeo ficará quadrado. Se você gravar em retrato, os comentários ao vivo aparecerão abaixo do vídeo. No modo paisagem, eles aparecerão no lado direito.

Assim que você fizer a gravação ao vivo, o vídeo aparecerá na sua timeline.

VEJA TAMBÉM: Twitter cria mais recursos para perfis de celebridades

Como transmitir o vídeo

Na tela de transmissão, você verá o seu vídeo e como seu público poderá vê-lo, juntamente com o registro de quantas pessoas estão assistindo, quanto tempo você está no ar e os comentários ao vivo. Os comentários lembram tanto do Periscope como da ferramenta original de vídeo ao vivo do Twitter, Meerkat.

Não há limite de quanto tempo você pode gravar, embora uma boa conexão seja obrigatória. A sugestão é fazer o vídeo quando estiver em uma área com Wi-Fi.

Provavelmente você vai ficar desapontado com o limite de pessoas que podem ver a sua transmissão. Quando uma celebridade lança um vídeo ao vivo no Facebook, a página dela (algumas celebridades e marcas tem) envia uma notificação para os seguidores. Os usuários comuns não enviam essa mensagem.

Aparentemente a qualidade final do vídeo é boa com algumas travadas. Se você quer uma boa audiência, o Facebook sugere que você anuncie num post quando fará a transmissão ao vivo. Assim, as pessoas poderão colocar na agenda delas.

Quando você tiver feito a transmissão, o vídeo será postado na sua timeline onde as pessoas poderão vê-lo novamente e você poderá ter mais visualizações.

Você terá a opção de salvar o vídeo no seu celular, se você quiser editá-lo e compartilhá-lo em uma rede social diferente.

A experiência do vídeo ao vivo do Facebook é comparável ao do Periscope. Mas ao contrário do Periscope, que envia uma notificação para todos os seus seguidores no Twitter avisando que você está ao vivo, os vídeos ao vivo do Facebook podem “entrar discretamente” na rede.

Comentários
Topo