Negócios

Morre aos 81 anos o empresário Francisco Ivens Dias Branco

Morreu ontem (24), aos 81 anos, o empresário Francisco Ivens Dias Branco. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e não resistiu a complicações durante uma cirurgia cardíaca.

Com fortuna de US$ 2,1 bilhões estimada por FORBES, o bilionário cearense era o 17º mais rico do Brasil e o 854º no mundo. Era presidente do Conselho de Administração da M. Dias Branco, onde chegou em 1953, quando tinha 19 anos, e ampliou os negócios do pai, o português Manuel Dias Branco, então dono da Padaria Imperial, fundada em Fortaleza, em 1936.

RANKING: 31 maiores bilionários brasileiros

Sob sua gestão, a M. Dias Branco passou a produzir biscoitos em escala industrial e, atualmente, também atua nos segmentos de trigo, snacks, bolos, refino de óleo, gorduras, margarinas, cremes vegetais, bolachas, massas finas e massas populares, com planos de entrar no mercado de chocolates e barras de cereais. O grupo hoje tem 14 fábricas e 13 distribuidoras, que empregam 16 mil funcionários. Em 2003, adquiriu o Grupo Adria e assumiu a liderança nacional do setor de massas e biscoitos, com 28,7% de mercado. É o quarto maior produtor de massas do mundo. A companhia possui ainda hotéis, uma fábrica de cimento, uma construtora e um porto para a movimentação de grãos na Bahia. Foi eleita a maior empresa do Ceará em faturamento por quatro anos consecutivos (2011 a 2015), segundo o Prêmio Delmiro Gouveia.

Políticos e empresários manifestaram pesar pela morte de Dias Branco. “Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do Dr. Ivens Dias Branco. O Brasil perdeu um grande homem, empreendedor visionário, sempre à frente do seu tempo e que não precisou sair do seu querido Ceará para construir um dos maiores impérios alimentícios do mundo. Eu e todos de FORBES Brasil nos solidarizamos com a dor da família Dias Branco e seus amigos”, disse Antonio Camarotti, CEO e publisher da revista.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que o bilionário era “um dos mais notáveis empreendedores do país e que, com sua visão de futuro e obstinação, construiu um dos mais sólidos e importantes grupos empresariais do Brasil”. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse que a “figura do homem e do empresário Ivens Dias Branco será sempre uma referência de importância fundamental, quer seja pelo comportamento ético e cordato que marca sua trajetória, quer seja pela espírito arrojado e empreendedor que inspira a todos”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, também manifestou pesar pela morte do empresário e decretou luto oficial de três dias. O sistema FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) classificou Ivens Dias Branco como “visionário”. “O presidente Beto Studart e a diretoria da FIEC consideram uma perda irreparável de um empreendedor exemplo de trabalho e determinação para o Ceará e para o Brasil.”

O velório, restrito à família, ocorre hoje (25), em São Paulo, onde o corpo será cremado. Haverá missa de corpo presente durante o dia todo. A cerimônia de sétimo dia será em Fortaleza.

Leia abaixo o comunicado oficial da família Dias Branco, emitido ontem (24):

“A família Dias Branco e todos que fazem as empresas do Grupo Dias Branco comunicam, com muito pesar, o falecimento, nesta data, do empresário Francisco Ivens de Sá Dias Branco, presidente do Conselho de Administração da M. Dias Branco S.A.

Neste momento de indescritível dor, estamos amparados no exemplo de força, união, dinamismo e de incessante trabalho que ele nos deixa como legado, certos de que ele estará sempre vivo em cada momento e conquistas que teremos daqui por diante.

A ele, bem cabem as palavras de São Paulo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”. Esta fé inabalável, que marcou sua vida, seu amor pela família, pelos amigos, e seu respeito e carinho com cada colaborador e seu compromisso com o Brasil nos inspirarão a seguir, unidos com honra e entusiasmo, sua trajetória de conquistas.”

Comentários
Topo