Negócios

Primeiro táxi autônomo começa a rodar em Cingapura

Reprodução

Reprodução

Os primeiros taxis autônomos do mundo começaram a rodar pelas ruas de Cingapura na última terça-feira (23). Os carros da startup nuTonomy foram testados durante um ano e agora podem percorrer distâncias de até 4 quilômetros pelo país asiático, com trajetos pré-determinados pelo governo local.

Por enquanto, apenas alguns cidadãos selecionados pelas autoridades poderão usar o serviço, que pode ser requisitado através de um aplicativo para smartphone. Os que se interessarem poderão se inscrever para ganhar uma corrida gratuita para testar o carro.

VEJA MAIS: Eduardo Saverin é o terceiro maior bilionário de Cingapura

Neste ano, muitas companhias lançaram projetos de fabricação de veículos autônomos. A Ford foi a primeira a anunciar que irá fabricá-los em massa e a Volvo firmou uma parceria com a Uber para montar a carroceria dos modelos.

Por enquanto, o projeto em Cingapura conta com apenas seis carros: três modelos Zoe, da Renault, e três i-MiEV, da Mitsubishi. Uma frota completa dos táxis só deve começar a rodar em 2018 no país.

E AINDA: Uber e Volvo fazem parceria para criar carro autônomo

Cada carro tem um sistema de monitoramento de direção da marca Lidar, com duas câmeras na parte da frente que ajudam o veículo a identificar semáforos e obstáculos na pista.

O país foi escolhido pela startup com escritório em Boston, nos Estados Unidos, pelo bom clima, pela ótima infraestrutura e por motoristas que tendem a obedecer às regras de trânsito. Além disso, o país tem investido em tecnologias semelhantes, numa tentativa de diminuir a frota de 900.000 carros.

Comentários
Topo