Negócios

Uber e Volvo fazem parceria para criar carro autônomo

Divulgação

Divulgação

Muitos especialistas acreditam que o futuro de serviços como o da Uber é que os carros se convertam totalmente em autônomos. A companhia, inclusive, já havia lançado um programa de desenvolvimento dessa tecnologia, que acaba de ser complementado com uma parceria com a Volvo, anunciada nesta semana.

A startup do Vale do Silício e a montadora sueca irão juntar um plano de negócios de US$ 300 milhões para o programa de desenvolvimento que espera ter os carros autônomos até o final de 2016. A Volvo irá usar um sistema especialmente criado para os modelos XC90 SUV e S90 Sedã para montar os protótipos.

VEJA MAIS: Fundo soberano da Arábia Saudita injeta US$ 3,5 bilhões no Uber

A montagem dos carros acontecerá em Pittsburgh, na Pensilvânia, no quartel general montado pela Uber para o desenvolvimento de autônomos. O local fica próximo da Universidade Carnegie Mellon, que já trabalha com essa tecnologia há anos, e que se juntou à companhia de San Francisco quando esta firmou uma parceria com a Ford, em 2015, para criar esses protótipos.

Enquanto os engenheiros da duas companhias continuam a desenvolver o sistema para os carros, a Volvo será a responsável por produzir a carroceria dos veículos. A Uber vai comprar os veículos da montadora para usar em sua frota.

E AINDA: “Uber de carros blindados” oferecerá transporte de crianças até a escola

As empresas ainda não anunciaram quando a parceria deve se concretizar na prática, mas é possível que, em breve, os motoristas da Uber tenham de procurar outras ocupações.

Comentários
Topo