Negócios

Aplicativo nigeriano ajuda usuários a guardarem dinheiro

Divulgação

Divulgação

O empresário nigeriano JR Kanu é fundador do aplicativo REACH, uma tecnologia que ajuda pessoas a administrarem suas finanças.

Kanu é formado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Calvin, do Michigan. Durante alguns meses depois de formado, ele viajou por seu país natal e outras capitais vizinhas escrevendo sobre projetos sociais que encontrava pelo caminho.

Em uma dessas viagens, ele conheceu o projeto UN Millennium Villages, uma ação social que leva energia elétrica a vilas da Nigéria, Senegal e Mali.

VEJA MAIS: Snapchat ultrapassa os 60 milhões de usuários diários nos EUA e no Canadá

Foi em suas viagens que Kanu percebeu que, em grandes cidades, um dos maiores problemas das pessoas era a má administração do dinheiro. Com várias fontes de renda e preços inflacionados, os moradores das capitais africanas acabavam perdendo boa parte de sua renda em transações e compras inúteis.

O REACH é uma plataforma que ajuda o usuário a organizar suas finanças a partir de seu estilo de vida e a economizar dinheiro. O aplicativo fica ligado à conta bancária de quem usá-lo e vai guardando pequenas quantias para planos futuros.

Se o usuário quiser planejar uma viagem para 2017, por exemplo, ele pode escolher o valor que deseja guardar e o sistema irá, todos os dias, guardar um pouco de suas economias e só irá liberá-las no final do período estipulado.

E AINDA: Como chegar ao topo jovem, por um CEO de 25 anos

Outra função da ferramenta é fazer uma ponte entre os usuários e as lojas que estejam vendendo aquilo que eles buscam pelo menor preço. É assim, também, que a startup de Kuna lucra em cima da tecnologia.

Por enquanto, o aplicativo está na versão beta, a fase de testes em apenas algumas cidades. O plano é lançá-lo integralmente para todo o continente africano até outubro.

Comentários
Topo