Negócios

Por que o Twitter pode ser tóxico para a saúde

Getty Images

Getty Images

As redes sociais Reddit, YouTube e Twitter foram alvo se grupos de usuários fervorosos que alegam que os sites adotaram um certo tipo de censura. Há um equilíbrio estranho sendo testado, com sucesso limitado, com as redes sociais tentando manter a atmosfera aberta e livre ao mesmo tempo em que criam um ambiente livre de propagandas.

No caso do Reddit, site de fóruns e discussões, o grande fluxo de pessoas postando sobre Donald Trump depois do atentado na boate Pulse, em Orlando, levou a uma mudança no algoritmo do site. Seu CEO, Steve Huffman, alegou que as mudanças estavam sendo feitas para prevenir “qualquer comunidade” de dominar os posts no Reddit.

LEIA MAIS: Como tirar o melhor das mídias sociais

O YouTube se tornou alvo de críticas ao tornar sua política de monetização mais restrita. A plataforma começou a notificar seus contribuidores de que os vídeos não gerariam mais renda, caso não fossem considerados apropriados para os anunciantes. Dado que o crescimento do YouTube foi em larga escala – baseado em criadores de conteúdo que impressionam não só pela sua criatividade, mas pela linguagem usada nos vídeos essa mudança provavelmente terá um impacto econômico dramático em vários de seus youtubers mais populares.

O Facebook, surpreendentemente, tem andado na linha ultimamente. Sua última jogada foi fornecer aos usuários a ferramenta “Facebook Live”, que permite aos usuários a transmissão de vídeos ao vivo. O aplicativo também passou a fazer uma nova análise das denúncias de posts considerados ofensivos pelos usuários do site.

LEIA MAIS: Messenger tem novo sistema de mensagens autodestrutivas

O Twitter é, por um lado, uma ferramenta viciante e, no final da história, totalmente tóxica. Mesmo quando as vozes mais preconceituosas tomaram seu tempo para se manifestar nessa plataforma, nada foi feito para freá-las – antes ou depois de se tornar uma grande plataforma de broadcasting.

Resumindo: os dias de liberdade nas redes sociais estão chegando ao fim. Usuários de smartphones têm menos espaço de tela e uma vontade muito maior de simplesmente observar os posts em suas linhas do tempo ao invés de pesquisar a fundo sobre um assunto de interesse. Ao mesmo tempo, a urgência do vídeo e o montante significativo de dinheiro que está em jogo por causa de sites que querem tornar seu conteúdo “próprio para anunciantes” leva editores a tomar atitudes semipúblicas onde a identidade é trocada pelo anonimato. Não é claro se isso vai ser fácil, mas a situação já está em andamento.

LEIA MAIS: Usuários​ ​do​ ​Twitter​ ​poderão​ ​ganhar​ ​dinheiro​ ​com​ ​suas​ ​postagens

Novas funcionalidades no Twitter

A rede social dos 140 caracteres também passou por uma reforma pequena, porém significativa: os usuários agora terão acesso a funcionalidades como mensagens com recibos de leitura, recibos de digitação (os três pontinhos com os quais os usuários de Facebook e Messenger estão acostumados) e prévias de links.
Os recursos estarão disponíveis para todos os usuários do Twitter no iOS e Android nos próximos dias.

Comentários
Topo