Negócios

Juno aposta em taxas mais baixas para bater Uber

Juno

Startup de carona compartilhada pretende superar a Uber (Divulgação/Facebook)

As startups usam diferentes estratégias para abalar o status quo e atrapalhar a vida dos concorrentes mais “tradicionais”. Um bom exemplo de uma companhia que fez exatamente isso e que está crescendo muito é a Uber, empresa de caronas compartilhadas, que transformou completamente o uso e a visão que os clientes têm dos táxis. O esforço da Uber já fez a empresa levantar bilhões de dólares com investidores, apesar do fato de que a companhia perdeu até agora US$ 1,2 bilhões em 2016.

SAIBA MAIS: Uber tem prejuízo de US$ 1,27 bi no primeiro semestre

Mas até as companhias que estão abalando o mercado não estão imunes de se tornarem eventuais alvos também. Nesse caso, a startup Juno já está colidindo com a Uber, e sua estratégia para atingir seus objetivos está baseada na transformação de seus empregados em sócios.

Como dito em matéria deste mês da revista “The New Yorker”, os fundadores da Juno estão tentando atrair os motoristas do Uber e de outras empresas similares, como a Lyft, oferecendo taxas mais baixas e, também, não distribuindo ações da companhia. De acordo com a publicação, metade dos dois bilhões de ações foram reservados para os motoristas, mesmo que, tecnicamente, eles sejam apenas contratados e não funcionários da empresa.

VEJA TAMBÉM: Juno quer motoristas como sócios para bater Uber

De acordo com a matéria, um problema dessa estratégia é que, a não ser que a Juno seja comprada ou que ela consiga vender as suas ações para o público, esse compartilhamento será inválido. Também há o problema de a companhia não conseguir realmente vender suas ações aos contratados pela empresa. Mas, se esse processo for legal e a empresa obtiver sucesso, os resultados serão interessantes.

E TAMBÉM: Uber oferece uso ilimitado em Nova York por 100 dólares

A Juno pode servir de exemplo de uma companhia que utiliza a proposta dos funcionários se tornarem também sócios da empresa como uma vantagem positiva, sendo esse um modelo que outras companhias possam seguir no futuro.

Comentários
Topo