Modelo de 32GB do iPhone 7 tem desempenho muito inferior aos demais

iPhone 7
Desempenho do iPhone 7 de 32GB é inferior ao demais e pode irritar consumidores (iStock)

O youtuber mais popular de tecnologia dos Estados Unidos, Lewis Hilsenteger, do canal “Unbox Therapy”, revela diferenças desconhecidas entre os modelos do iPhone 7. Ele fez um vídeo falando sobre a capacidade de armazenamento das diferentes versões. Lewis, na sua transmissão, afirma que o aparelho de 32GB tem um desempenho muito pior em relação aos modelos 128GB e o 256GB. Os resultados dos testes são tão significativos que podem fazer com que a motivação para comprar o aparelho de menor capacidade seja repensada.

No vídeo, o youtuber observa os downloads de aplicativos e as transferências de dados do iPhone 7 de 32GB e mostra que ele foi equipado com um armazenamento muito mais lento do que os modelos mais caros. Ele exemplifica essa diferença ao demonstrar que a cópia de um filme de alta definição no aparelho com menor capacidade, que gerencia 42,4 megabytes por segundo, demora 40% a mais do que o modelo de 256GB, que gerencia 341 MB por segundo, por exemplo.

LEIA MAIS: Vendas de iPhone 7 indicam desaceleração em relação ao anterior

Já o aparelho de 128GB tem uma velocidade de 298 MB/s, um pouco mais lento do que a opção de 256GB, mas que mostra claramente a defasagem do modelo mais barato.

Hilsenteger também comenta que os modelos de 32GB do iPhone 7 Plus possuem um desempenho tão ruim quanto a versão mais barata, mas esse fato não foi demonstrado no vídeo. A Apple não se pronunciou sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM: Hackers descobrem novas falhas de segurança no iOS 10, da Apple

Por outro lado, há a defesa da empresa de que o armazenamento sólido que é usado em todos os smartphones opera com chips que atuam paralelamente. Consequentemente, quanto mais chips, ou seja, quanto maior a memória do aparelho, mais chips conseguem operar juntos e mais rápido ficam os processos. Portanto, não há razão para as versões de 128GB e 256GB do Iphone 7 não terem uma performance melhor do que o modelo de 32GB.

No entanto, a comparação pode ser feita com outros smartphones com capacidade de 32GB. Enquanto o modelo do iPhone 7 de 32GB tem uma velocidade de 42,4MB/s, o Galaxy S7 Edge tem 150MB/s. Já o novo Pixel XL, da Google, tem 301MB/s.

E TAMBÉM: Empresa lança iPhones 7 cravejados com diamantes negros

Acima de todos os questionamentos sobre a Apple, um fator muito importante da discussão é como a empresa está vendendo esses produtos. No seu site, a informação sobre a capacidade dos modelos diz que “o espaço disponível é menor e varia de acordo com muitos fatores. A configuração padrão usa aproximadamente entre 4GB e 6GB de espaço (incluindo o sistema iOS e os aplicativos), dependendo do modelo e das configurações.”

Em nenhum lugar há um indício de que há uma grande discrepância de desempenho entre os modelos, por essa razão os consumidores podem se irritar com o desempenho do iPhone 7 32GB.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).