Negócios

Qualcomm anuncia o primeiro modem 5G do mundo

Getty Images

Getty Images

A próxima geração de redes de dispositivos móveis será a do 5G (ou quinta geração). Esse projeto ainda está a alguns anos de se tornar realidade, mas a Qualcomm, empresa de tecnologia localizada em San Diego, quer se assegurar que ela esteja à frente da concorrência.

Na última segunda-feira (17), a empresa de chips anunciou que vai lançar o primeiro modem 5G do mundo, chamado de Snapdragon X50. Teoricamente, o chip suporta o rápido download de aplicativos acima de 5 gigabytes por segundo no smartphone, uma velocidade extremamente rápida. De acordo com um estudo deste ano publicado pela OpenSignal, companhia de mapeamento de redes wireless, a velocidade média de download do 4G nos Estados Unidos é de 9,9 megabits por segundo, número abaixo da média global, que é de 13,5 Mbps.

VEJA TAMBÉM: Google estuda Internet 5G por meio de drones movidos a energia solar

Assim que os celulares começarem a oferecer velocidade de download em gigabytes, os dispositivos vão desenvolver um caminho interessante. Eles vão poder, por exemplo, acessar dados nas nuvens de modo mais rápido do que recuperar os dados de armazenamento flash do dispositivo.

“Toda essa velocidade transforma completamente o que acontece com um dispositivo móvel”, afirma o diretor de marketing técnico da Qualcomm Sherif Hanna.
A Qualcomm também afirmou que vai começar a enviar amostras aos consumidores na segunda metade de 2017,  e os telefones que possuírem o modem começarão a ser vendidos no começo de 2018.

LEIA MAIS: Vendas de iPhone 7 indicam desaceleração em relação ao anterior

Mas mesmo com o lançamento previsto para 2018, os consumidores não devem esperar o acesso ao 5G em um período tão próximo. Ter a infraestrutura desse dispositivo será um grande desafio. O modem não possui grande alcance geográfico, então também será necessário instalar pequenas “células” em bases de estações para cobrir a área do 5G.

A companhia telefônica sul-coreana KT afirmou que será a primeira a lançar a tecnologia 5G no seu país durante a Olimpíada de Inverno de 2018. Entretanto, a rede LTE, padrão de redes de comunicação móvel, também poderia ampliar suas tecnologias nesse período. A Qualcomm também anunciou na última segunda-feira (17) que lançará o primeiro gigabyte do mundo para a rede LTE. Trabalhando com a Telstra, companhia australiana de telecomunicações, a Netgear, uma companhia de redes, vai lançar um hotspot equipado com o Snapdragon X16 LTE modem da Qualcomm, o que permitirá aos usuários fazerem download com velocidades acima de 1 Gbps.

Com o anúncio do 5G, a empresa está tentando manter-se à frente dos concorrentes como a Intel, para mostrar que eles ainda possuem a melhor tecnologia do mundo. Para o iPhone 7, a Apple está usando modems LTE de ambos os fornecedores de chips. Para a Intel, que não está se mostrando presente na revolução dos smartphones, isso foi uma grande vitória.

Agora, sem dúvidas a Intel também está tentando preparar o 5G. A companhia está ativa nos esforços de normalização com o 3GPP, uma associação de telecomunicação internacional. A companhia também está fazendo protótipos e testando a arquitetura do modem.

Comentários
Topo