Negócios

CEO da Reddit admite ter manipulado mensagens de apoiadores de Trump

Steve Huffman

CEO da rede social Reddit manipulou mensagens de usuários da plataforma (Getty Images)

O CEO da Reddit, Steve Huffman, está no centro de uma controvérsia após admitir ter editado comentários feitos por apoiadores de Donald Trump sobre ele na rede social.

Huffman, cofundador do app junto com Alexis Ohanian e dono do username de “spez”, admitiu ter modificado os post abusivos sobre ele para, no lugar, mencionar os moderadores do maior subreddit (diretório) pró-Trump no Reddit, “r/the_donald”.

“Sim, eu mexi nos comentários do ‘-palavrão- u/spez’, coloquei “r/the_donald” no lugar de “spez” por mais ou menos uma hora”, afirmou o CEO em resposta a um post em que os usuários o chamaram para falar sobre o assunto.

LEIA MAIS: Uber expõe informações pessoais de centenas de motoristas

“Como CEO, eu não deveria fazer esse tipo de coisa, e tudo isso está resolvido agora”, disse Huffman. “Nossa equipe está muito brava comigo, então eu posso assegurar que não farei isso novamente”.

Em outra resposta, ele admitiu: “Esse foi um caso em que eu “trolei” um pouco os “trolls””.

“Foi uma longa semana tentando descontrair as coisas do r/pizzagate”, afirmou o CEO para se defender. O #pizzagate se refere a uma notícia falsa que alegou que Hillary Clinton – com ajuda do chairman da sua campanha John Podesta – raptou, molestou e traficou crianças nos fundos de uma pizzaria chamada Comet Ping Pong, em Washington.

LEIA TAMBÉM: Conheça CloudFlare, o serviço de proteção virtual preferido pelos EUA e Israel

Dezenas de artigos com a hashtag #pizzagate e sobre as falsas crianças traficadas apareceram no Facebook e em sites de teorias da conspiração como o “The New Nationalist” e o “The Vigilant Citizen”.

O jornal norte-americano “The New York Times” desmentiu a história depois que o dono do estabelecimento, James Alefantis, e seus funcionários começaram a receber mensagens abusivas e ameaças de morte nas suas contas pessoais em redes sociais.

Os rumores também se espalharam pelo Reddit, fato que, eventualmente, levou a gerência da rede a fechar o subreddit dedicado ao assunto, citando problemas com os usuários postando informaçõe privadas de um indivíduo, o que viola os termos e a condição da plataforma.

E TAMBÉM: Bug em iOS 8.3 pode bloquear app de mensagens da Apple

Huffman ainda acrescentou: “Tanto quanto nós tentamos manter um bom relacionamento com todos vocês, isso se torna velho quando se acusa alguém de pedofilia constantemente”.

A admissão do erro pelo CEO gerou revolta entre muitos usuários do Reddit que afirmaram que acreditam que a gestão da rede social manipula secretamente as mensagens dos usuários que são consideradas abusivas.

Comentários
Topo