Negócios

Panasonic negocia compra de fabricante de dispositivos de luz para automóveis ZKW

A Panasonic está em negociações para comprar a fabricante europeia de dispositivos de luz para automóveis ZKW (iStock)

A Panasonic está em negociações para comprar a fabricante europeia de dispositivos de luz para automóveis ZKW (iStock)

A Panasonic está em negociações para comprar a fabricante europeia de dispositivos de luz para automóveis ZKW, acelerando sua investida no mercado de eletrônicos para carros, disse uma pessoa com conhecimento do assunto.

O acordo pode chegar a US$ 1 bilhão e as duas empresas podem assiná-lo ainda neste mês, de acordo com reportagem de hoje (5) do jornal “Nikkei”.

“A ZKW está entre os vários acordos que a Panasonic avalia”, disse a fonte, que pediu para não ser identificada. “Mas nenhum negócio foi decidido e o acordo pode não se materializar”, afirmou.

RANKING: 50 marcas mais valiosas do mundo em 2016

A aquisição da ZKW permitiria a expansão da linha automotiva da japonesa Panasonic, que atualmente se concentra em baterias e sistemas de navegação, num momento em que a empresa muda seu foco para clientes corporativos, a fim de escapar da concorrência de preços com outras fabricantes de eletrônicos.

Em comunicado, a Panasonic informou que o acordo ainda não havia sido anunciado e evitou tecer outros comentários.

E MAIS: 16 marcas de tecnologia mais valiosas de 2016

A ZKW, que empregava mais de 5.900 pessoas ao fim do ano passado em suas unidades na Áustria, Índia, República Tcheca, Eslováquia, China, Estados Unidos e México, também se recusou a comentar.

A Panasonic destinou 1 trilhão de ienes (US$ 8,8 bilhões) para investimentos estratégicos, incluindo fusões e aquisições, nos quatro anos encerrados em março de 2019. Do total, 70% já foi atribuído a acordos específicos, de acordo com a empresa.

(Por Makiko Yamazaki e Alexandra Schwarz-Goerlich)

Comentários
Topo