Negócios

Ações da Bolsa de Valores norte-americana sobem após posse de Trump

Índices  subiram cerca de 0,2% enquanto a cerimônia de posse acontecia

Índices subiram cerca de 0,2% enquanto a cerimônia de posse acontecia

As ações da Bolsa de Valores subiram nesta sexta-feira (20), quando Donald Trump se tornou o 45° presidente dos Estados Unidos.

Os principais índices subiram cerca de 0,2% enquanto a cerimônia de posse acontecia. Mas a alta não foi suficiente para empurrar o índice Dow Jones, agora em 19.785, acima do aguardado nível 20.000.

Trump enfatizou em seu discurso que colocaria os Estados Unidos em primeiro lugar durante o seu mandato. “Toda decisão sobre impostos, imigração e assuntos internacionais será tomada para beneficiar famílias norte-americanas e trabalhadores norte-americanos,” disse o presidente. “O protecionismo levará à prosperidade e à força.”

LEIA MAIS: Trump diz que EUA precisam se proteger de países que roubam seus empregos

Trump lamentou a perda de empregos para imigrantes e afirmou que, em sua administração, seguirá duas regras: “Comprar de norte-americanos e contratar norte-americanos”. Trump afirmou que pretende dar emprego aos norte-americanos para reconstruir a infraestrutura do país.

Investidores analisaram o discurso do presidente. “Quanto mais ‘presidencial’ a fala for, melhores os resultados para o mercado,” escreveram analistas do banco Morgan Stanley, em nota.

O mercado de ações enfrentou altos e baixos desde a eleição do republicano. A S&P 500 subiu 5% e o índice Dow Jones, 1.000 pontos desde novembro último. A expectativa dos investidores é que a partir de agora os impostos sejam menores e o gasto fiscal aumente.

“Os mercados estarão de olho no quão agressivo Trump será em suas novas políticas,” disse David Donabedian, chefe de investimento do Atlantic Trust Private Wealth Management. “Ordens executivas na primeira semana de presidência podem indicar em qual direção suas mudanças políticas irão.”

As ações russas ficaram praticamente estáveis, mas subiram nos meses após a eleição, em parte, por conta da esperança de que Trump e seus membros de gabinete sejam mais amigáveis com o presidente russo Vladimir Putin. A Bolsa russa Micex Index subiu 7% desde novembro.

Em relação ao legado de Barack Obama, o ex-presidente deixa a Casa Branca com um registro espetacular. O mercado de ações subiu 235% durante seu tempo no comando dos EUA.

Comentários
Topo