Negócios

iPhone 8 pode ter carregamento sem fio, dizem especialistas

Empresa Energous, especializada nesta tecnologia, teria uma suposta parceria com a Apple

Empresa Energous, especializada nesta tecnologia, teria uma suposta parceria com a Apple

Uma das maiores novidades da Apple esperadas para este ano é o “iPhone 8” com carregador sem fio. Os boatos sobre o assunto surgiram em novembro do ano passado e afirmavam que a gigante da tecnologia iria implementar um receptor no novo modelo usando um transmissor plug-in que faz com que o celular seja carregado a até 4,57 metros de distância do carregador, em vez de utilizar um carregador sem fio. O que torna este rumor possível é a entrevista que o site “The Verge” fez com o CEO da Energous, empresa de tecnologia especializada em carregadores sem fio, Steve Rizzone.

O desenvolvimento da tecnologia de carregamento sem fio da Energous foi antecipado por alguns anos, mas ainda não está finalizada. Antes do início da maior feira de eletrônicos no mundo, a Consumer Electronics Show (CES) que acontece nesta semana em Las Vegas, Steve Rizzone revelou à “The Verge” que os carregadores de transmissão sem fio seriam entregues até o final de 2017. Isto acontece dois anos depois do que o esperado, já que a Energous já havia mencionado esta plataforma de carregadores na CES de 2015. E por que a demora? Aparentemente, a empresa declarou que os planos mudaram devido a uma “parceria estratégica” que foi consolidada um mês após a CES de 2015.

Embora a companhia não tenha divulgado com quem seria a parceria, a “The Verge” afirma que a Energous garantiu ao seu parceiro o direito de ser o primeiro a entregar a tecnologia de carregadores sem fio de longa distância em smartphones, tablets, laptops e gadgets.

Existe prova de que a Apple seria a parceira da Energous? Uma das maiores “dicas” divulgadas pela “The Verge” seria dizer que “É uma das maiores companhias de eletrônicos do mundo. Não podemos divulgar qual, mas você com certeza tem produtos da mesma em casa ou no escritório.”

LEIA MAIS: Vazamento revela possíveis características do novo iPhone

Embora a Energous não esteja pronta para entregar seus transmissores sem fio, a empresa já vende seus carregadores “pads”, também de tecnologia sem fio. Estes pads não são exclusividade da empresa, mas em breve serão compatíveis com estes transmissores, o que é ótimo para as vendas para os consumidores que já queiram se adaptar a nova plataforma.

Sobre a relação da Apple com a Energous, sabe-se que em setembro, a empresa de tecnologia VentureBeat mostrou que as tecnologias desenvolvidas pela Energous em março de 2014 seriam enviadas para as empresa Califórnia Energy Star e para a “Apple compliance testing” ou seja, o departamento de testes da Apple. No mês passado, Rizzone também afirmou a Fast Company que a Energous iria transferir todas as suas operações do Vale do Silício para a Dialog Semiconductor, empresa de tecnologia em Londres. Desta forma, toda a tecnologia da Energous será vendida sob a marca Dialog.

Como parte do acordo, a Dialog investirá US$ 10 milhões para se tornar fornecedora exclusiva. A empresa britânica é conhecida por ser a fornecedora de chips para a Apple, então a Energous se beneficiaria disso. Além desta informação, a grande parceira da Apple e da Energous, a Foxconn, uma multinacional chinesa, anunciou há um ano, um acordo para avaliar a tecnologia de carregadores sem fio para “determinar a compatibilidade para futuros produtos da Foxconn.”

Existe uma série de rumores sobre o iPhone 8 que são discutidos há cerca de um ano, como por exemplo a possibilidade do novo modelo se chamar iPhone 7S, e não iPhone 8, embora analistas da Apple especulem que o nome seja de fato “iPhone 8” uma vez que este ano comemora-se dez anos do iPhone.

De acordo com o analista sul-coreano Ming-Chi Kuo da empresa KGI Securities, a Apple também estaria trocando o molde do aparelho de alumínio para vidro. A companhia utilizou o vidro até a quarta geração de iPhones antes de mudar para alumínio. A decisão de voltar a utilizar o vidro seria devido a nova tecnologia de carregamento sem fio, uma vez que o vidro facilitaria a conexão, sem interferências.

VEJA TAMBÉM: Bill Gates investe US$ 140 milhões na cura do HIV

Existem também rumores de que a Apple ofereceria três diferentes modelos de iPhone 8, incluindo um modelo OLED (diodo emissor de luz orgânico) com tela de 14,73 centímetros. O botão home seria trocado por um virtual, e provavelmente o iPhone 8 será equipado com um chip A11, que pode ser entre 15 a 20% mais rápido do que o chip A10 no iPhone 7.

Outro boato interessante sobre o novo modelo é em relação à câmera. De acordo com o site japonês especializado em Apple “Mac Otakara”, pelo menos dois dos novos modelos de iPhone 8 terão dual cameras, ou seja, duas câmeras na parte posterior, provavelmente disponibilizadas verticalmente e não horizontalmente. O iPhone 7 Plus tem esta mesma ferramenta, mas o modelo 7 comum não.

Os boatos sobre as novidades da Apple só serão confirmados em setembro deste ano.

Comentários
Topo