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Itaú Unibanco e Multiplus lançam cartão conjunto de olho em alta renda

Diretor de cartões do Itaú Unibanco diz que o objetivo é potencializar o acúmulo de pontos (iStock)

Diretor de cartões do Itaú Unibanco diz que o objetivo é potencializar o acúmulo de pontos (iStock)

O Itaú Unibanco e a Multiplus lançam hoje (24) um cartão de crédito co-branded com foco no público de alta renda, com ofertas para acelerar o acúmulo de pontos em um momento em que a desaceleração no mercado de cartões, após anos de expansão, tem reverberado sobre programas de fidelidade.

Batizado de Itaucard Multiplus, o produto permite acúmulo de 1,3 até 2,5 pontos por dólar gasto, contra a média do mercado 1 ponto por dólar. A opção vale para os cartões Internacional, Gold, Platinum, Black e Infinite, nas bandeiras MasterCard e Visa, para correntistas ou não do banco. O Itaú Unibanco tem uma base de 40 milhões de contas de clientes que já possuem cartões de crédito.

“O objetivo é potencializar o acúmulo de pontos”, disse à Reuters o diretor de cartões do Itaú Unibanco, Marcos Magalhães.

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Na prática, o acordo faz com que os pontos acumulados por meio do cartão co-branded vão direto para o programa da Multiplus, em vez do Sempre Presente, plano de fidelização do próprio Itaú Unibanco.

A Multiplus, maior empresa de redes de fidelidade de clientes do país, com cerca de 16 milhões de filiados, e a rival Smiles, têm multiplicado alternativas para acúmulo e resgate de pontos.

Com menores gastos nos cartões e consequentemente menor acumulação de milhas, os clientes de programas de fidelidade têm tido mais dificuldade para juntar a pontuação necessária para resgatar passagens aéreas, como da Gol, dona da Smiles, e da Latam, cuja sócia TAM controla a Multiplus.

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De acordo com Magalhães, o acordo com a Multiplus não minimiza o programa do próprio Itaú, embora admita que cerca de 80% dos pontos hoje acumulados no Sempre Presente já são transferidos para outros programas de fidelidade.

Além do acúmulo acelerado de pontos no cartão co-branded com o Itaú Unibanco, a Multiplus oferece a extensão da validade dos pontos acumulados, para 36 meses, ante a média do mercado de 24 meses, além de desconto de 30% na compra de pontos, e parcelamento em até 10 vezes sem juros na compra de passagens da Latam.

A parceria também prevê que clientes selecionados pelo banco que aceitarem adquirir o cartão na versão Black receberão um prêmio de 100 mil pontos na adesão. A adesão por meio do cartão Platinum, esta aberta a interessados, renderá 30 mil pontos de prêmio.

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Segundo o presidente da Multiplus, Roberto Medeiros, o sistema de remuneração entre o Itaú e a Multiplus não envolve subsídios cruzados. “Tanto o banco quanto a Multiplus e as bandeiras (Mastercard e Visa) vão fazer o que sabem fazer melhor para expandir o uso dos cartões, não tem nada diferente”, disse.

No ano passado, a chegada da rival Livelo, administradora de redes de fidelidade controlada por Bradesco e Banco do Brasil que tem uma abordagem mais popular, ajudou a levar todo o mercado a oferecer alternativas de valores menores para clientes que não têm expectativa de conseguirem pontos suficientes para trocá-las por passagens aéreas.

Este mês, a Smiles anunciou parceria com a rede de eletroeletrônicos e móveis Via Varejo para resgate de produtos com milhas nas lojas virtuais das bandeiras Casas Bahia, Extra e Pontofrio. Antes, já fizera acordo semelhante como o Grupo Pão de Açúcar, controlador da Via Varejo, para resgate de milhas e venda de produtos.

(Por Aluísio Alves)

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