Negócios

Mark Zuckerberg é o novo Bill Gates – e isso deveria preocupar as startups

Getty Images

Dono do Facebook exibe os mesmos traços de liderança do fundador da Microsoft (Getty Images)

Na década de 1990, de acordo com o site “The Independent”, bem antes dos memes terem conquistado o público, existia um que circulava com a foto de Bill Gates como um “borg” – os famosos cyborgs vilões do filme “Star Trek: The Next Generation”. Se você não é um fã da ficção científica, acredite: eles são indivíduos doentios. Antes dos ataques, decretam: “Nós adicionaremos suas qualidades biológicas e tecnológicas as nossas. Resistir é inútil”.

LEIA MAIS: Zuckerberg prevê que em breve smartphones e tablets vão desaparecer

Esse aviso ressoou com a tecnologia industrial da época. Sob a liderança de Gates, a Microsoft ficou conhecida como a empresa que ganharia a qualquer custo. De aplicativos de produtividade a navegadores da web, qualquer concorrente que a gigante não pudesse comprar seria esmagado, já que ela inventaria um similar competitivo que seria vendido para sua enorme e já existente base de clientes.

Agora, o Facebook lançou o Stories do Instagram, que, na essência, é um clone do que já existia no Snapchat – até o nome é o mesmo. Esse é um movimento que não seria estranho na era de Bill Gates na Microsoft e que estabelece Mark Zuckerberg como o mesmo tipo de líder. A mensagem que fica é: se você não consegue vencê-los ou se juntar a eles, acabe com eles. E é Zuckerberg quem está dizendo.

VEJA TAMBÉM: Zuckerberg confirma trabalhar em uma tecnologia de leitura de mentes

O jovem empreendedor de 33 anos já sofreu com a inveja do Snapchat. Em 2013, quando a plataforma ainda era uma startup, o Facebook tentou comprá-la por US$ 3 bilhões. Um mês depois, a rede social de Zuck lançou o Poke, um clone do Snapchat.

A novidade não chegou a lugar nenhum, assim como seu sucessor, o Slingshot, de 2014. Mas, com esses aplicativos, a mensagem do Facebook para o Snapchat foi clara: não há nada que você possa ter que não possa ser tirado de você e não há nada que você possa construir que nós não possamos construir mais rápido.

VEJA MAIS: Dicas de Bill Gates para quem quer ser um bilionário

Nos outros anos, a rivalidade entre Facebook e Snapchat relativamente desapareceu. O Snapchat teve um crescimento lento, mas constante tanto em usuários quanto em receita com anúncios. Mas, agora, Zuckerberg e o Facebook estão prontos para levar a ameaça a sério.

A vantagem da plataforma

Na época de Gates, o pulo do gato da Microsoft foi o que ficou conhecido como vantagem da plataforma. A propriedade do Windows e Office, as duas principais maneiras de praticamente qualquer pessoa fazer qualquer coisa no computador, facilitou a integração de qualquer produto novo de uma maneira mais profunda e fácil de usar do que qualquer concorrente jamais conseguiria.

Getty Images

Com Gates, a Microsoft ficou conhecida como a empresa que ganharia a qualquer custo (Getty Images)

O Facebook em si é uma vantagem da plataforma do Facebook. O Instagram sempre prosperou onde outros serviços de compartilhamento de fotos encontraram dificuldade, pois os dois produtos estão fortemente integrados. Isso torna o Instagram uma opção fácil e padrão para usuários do Facebook e levou o aplicativo para 500 milhões de usuários ativos por mês.

Então, ao lançar o Stories no Instagram, o Facebook está se apropriando de um recurso crucial do concorrente e o trazendo diretamente para uma grande rede de usuários já existente. Os aplicativos específicos e as tecnologias são diferentes da Microsoft dos anos 1990, mas a cartilha é muito semelhante.

LEIA TAMBÉM: 20 fatos inusitados sobre Bill Gates

No final, apesar das agressivas táticas de crescimento de Gates e do foco, consolidar o Windows e o Office levou a empresa a um atraso em relação ao crescimento da internet.

É claro que ser como Bill Gates não é de todo mal. Como ele, Zuckerberg colocou muito da sua fortuna em projetos de cunho social.

LEIA MAIS: 20 maiores bilionários do mundo em 2017

Enquanto a Microsoft dos dias atuais é muito mais amigável para a concorrência do que era na época do bilionário que a fundou, o Facebook é a empresa que dita o ritmo hoje.

E, por fim, isso significa que startups e empresas de tecnologia em geral deveriam estar preocupadas, pois Zuckerberg está chegando. Suas qualidades biológicas e tecnológicas serão adicionadas ao Facebook. Resistir é inútil.

Comentários
Topo