Negócios

7 dicas de empreendedorismo de Carlos Wizard

Marcio Scavone

O bilionário participou da Expert 2017, evento organizado pela corretora XP Investimentos (Marcio Scavone)

O empresário Carlos Wizard realizou uma apresentação sobre empreendedorismo no primeiro dia da Expert 2017, evento promovido pela corretora XP Investimentos para seus clientes e que reuniu, também, empresas ligadas ao setor financeiro e personalidades da economia, política, jornalismo e do Judiciário.

LEIA MAIS: Agora na Wise Up, Carlos Wizard adquire mais uma escola de idioma

A palestra de Carlos Wizard teve como pano de fundo sua trajetória de vida. O dono da 87a posição na lista dos bilionários brasileiros de FORBES Brasil de 2016, com patrimônio estimado em R$ 2,10 bilhões, falou sobre sua origem humilde, como filho de um caminhoneiro e de uma costureira, e passou pelo aprendizado do inglês graças aos missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Após formar-se nos Estados Unidos, começou a lecionar o idioma após o expediente como forma de complementar a renda. Acabou a saindo do emprego logo em seguida para iniciar a escola de idiomas Wizard, que foi vendida ao grupo britânico Pearson por R$ 2 bilhões em 2013, operação que fez de Carlos Wizard um bilionário.

Após diversificar os investimentos para o varejo e esportes, adquiriu, neste ano, 35% da rede de ensino de idiomas Wise Up. O caminho de empreendedor não foi fácil e lições foram aprendidas com os erros. A seguir, veja as dicas de Wizard para alcançar o sucesso como empreendedor apresentadas durante o Expert, que também podem ser encontradas em seu livro “Do Zero ao Milhão”.

  • 01. Zere seu passado

    O caminho do sucesso passa por uma transformação mental capaz de manter no passado o que ocorreu no passado – especialmente a mágoa -, devido à impossibilidade de modificá-lo. Para uma trajetória bem-sucedida, o foco deve estar no presente e no futuro.

  • 02. Aumente a sua autoestima

    Sobre a mentalidade predominante na sociedade brasileira, Wizard disse: “Caso os avós e pais não tenham tido uma vida de sucesso, é provável que os filhos permaneçam nesta situação, perpetuando a mentalidade da pobreza”. A recomendação é que as pessoas que quiserem uma mudança de trajetória iniciem por uma mudança desta mentalidade.

  • 03. Atenda a necessidade do mercado

    Os empreendimentos que buscam copiar o que já existe apenas vão ocupar a faixa de mercado do seu concorrente, e ambos serão prejudicados pela guerra de preços. Por isso, o empreendedor precisa estudar o mercado e oferecer um produto ou serviço que seja novo.

  • 04. Entenda que ninguém faz algo grandioso sozinho

    Wizard diz que geralmente é questionado sobre como administrar empresas de ramos diferentes. O empresário foi enfático: “Em todas as empresas é preciso ter uma equipe qualificada, com treinamento contínuo de funcionários. Impossível alguém fazer tudo sozinho”.

  • 05. Venda, venda, venda

    O dinheiro entra no empreendimento a partir das vendas. Nas palavras de Wizard, “se um contador, por exemplo, abrir uma empresa e seguir a lógica da sua profissão, é muito provável que ele tenha um livro-caixa impecável, que registre até os prejuízos. Mas as vendas ficarão negligenciadas”. O mesmo acontece com o analista de sistemas, que pode instalar a mais moderna geração de equipamentos tecnológicos e não vender um centavo sequer. Caso o empreendedor tenha deficiência na área comercial, ele precisa desenvolver a habilidade – ou contratar um funcionário com este perfil.

  • 06. Poupança é mais importante do que ganhar

    Wizard defende a ideia de que a prosperidade está relacionada à capacidade de poupar do empreendedor. Ele afirma que, no Brasil, as pessoas costumam gastar o salário assim que o recebem, ou até antes, criando dívidas no cartão de crédito. Além disso, ele relembrou que, durante a sua trajetória, após implantar unidades da Wizard pelo Brasil, foi alertado pela sua esposa de que sua conta bancária estava com pouco dinheiro. A partir daquele momento, o empresário aprendeu a importância de ter dinheiro em caixa, fator fundamental para que a Pearson se interessasse em adquirir suas escolas de idioma. Ele recomenda que as pessoas poupem a partir do momento em que recebem seus salários, separando um valor pré-estabelecido.

  • Apesar de enfatizar que não se trata de buscar uma religião, o conselho de Wizard está relacionado com a busca de uma entidade divina na qual o empreendedor acredite. E não basta acreditar, mas sim usá-la como fonte de sabedoria e verdade para que ele possa seguir sua trajetória de sucesso com otimismo.

01. Zere seu passado

O caminho do sucesso passa por uma transformação mental capaz de manter no passado o que ocorreu no passado – especialmente a mágoa -, devido à impossibilidade de modificá-lo. Para uma trajetória bem-sucedida, o foco deve estar no presente e no futuro.

Comentários
Topo