Oculus, do Facebook, reduz preço de conjunto de realidade virtual

Getty Images
O preço combinado dos óculos Rift e controles Touch será de US$ 399 (Getty Images)

A Oculus, empresa de realidade virtual de propriedade do Facebook, está cortando temporariamente o preço do seu equipamento, em um momento no qual a indústria tenta descobrir por que a tecnologia de imersão em jogos e histórias não deslanchou com os consumidores.

LEIA MAIS: Oculus VR, do Facebook, compra empresa de realidade virtual israelense

Por seis semanas, a partir desta segunda-feira (10), o preço combinado dos óculos Rift e controles Touch será de US$ 399 (nos Estados Unidos), disse Jason Rubin, vice-presidente de conteúdo da empresa. Isso corresponde ao preço de outro conjunto de realidade virtual, o PlayStation VR, fabricado pela Sony Corp.

O Vive, um conjunto de realidade virtual desenvolvido pela HTC, tem preço de venda em seu site de US$ 799 e não cortou recentemente o preço.

O Facebook, em 2014, pagou US$ 3 bilhões para adquirir a Oculus e manter seus funcionários.

O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse na época que a tecnologia, que oferece uma visão panorâmica de 360 graus, “se tornaria parte da vida diária de bilhões de pessoas”.

VEJA TAMBÉM: Vendas de óculos de realidade virtual da Sony ultrapassam 1 milhão de unidades

Isso não aconteceu, embora não esteja claro se é por causa dos preços elevados, de algo inerente à tecnologia ou de algum outro motivo.

Descontos são, às vezes, sinal de vendas fracas. Rubin, no entanto, disse em uma entrevista que não era o caso do Oculus. Ele disse que poderia ter diminuído o preço antes, mas queria esperar até que houvesse jogos, filmes e outros entretenimentos suficientes para manter uma ampla audiência ocupada.

O ritmo dos lançamentos de jogos acelerou, tornando possível um maior apelo, disse o executivo. “Estamos agora em um espaço onde o mercado de massa pode ser muito mais feliz.”

E MAIS: Facebook sofre processo de US$ 2 bi por suposto roubo de tecnologia de realidade virtual

A Oculus já tinha abaixado o preço em março, de US$ 798 para US$ 598.

Em maio, a empresa fechou as portas do Story Studio, dois anos depois de lançado no Sundance Film Festival, para se concentrar em produtores externos de conteúdo.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).