Negócios

Oculus, do Facebook, reduz preço de conjunto de realidade virtual

Getty Images

O preço combinado dos óculos Rift e controles Touch será de US$ 399 (Getty Images)

A Oculus, empresa de realidade virtual de propriedade do Facebook, está cortando temporariamente o preço do seu equipamento, em um momento no qual a indústria tenta descobrir por que a tecnologia de imersão em jogos e histórias não deslanchou com os consumidores.

LEIA MAIS: Oculus VR, do Facebook, compra empresa de realidade virtual israelense

Por seis semanas, a partir desta segunda-feira (10), o preço combinado dos óculos Rift e controles Touch será de US$ 399 (nos Estados Unidos), disse Jason Rubin, vice-presidente de conteúdo da empresa. Isso corresponde ao preço de outro conjunto de realidade virtual, o PlayStation VR, fabricado pela Sony Corp.

O Vive, um conjunto de realidade virtual desenvolvido pela HTC, tem preço de venda em seu site de US$ 799 e não cortou recentemente o preço.

O Facebook, em 2014, pagou US$ 3 bilhões para adquirir a Oculus e manter seus funcionários.

O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse na época que a tecnologia, que oferece uma visão panorâmica de 360 graus, “se tornaria parte da vida diária de bilhões de pessoas”.

VEJA TAMBÉM: Vendas de óculos de realidade virtual da Sony ultrapassam 1 milhão de unidades

Isso não aconteceu, embora não esteja claro se é por causa dos preços elevados, de algo inerente à tecnologia ou de algum outro motivo.

Descontos são, às vezes, sinal de vendas fracas. Rubin, no entanto, disse em uma entrevista que não era o caso do Oculus. Ele disse que poderia ter diminuído o preço antes, mas queria esperar até que houvesse jogos, filmes e outros entretenimentos suficientes para manter uma ampla audiência ocupada.

O ritmo dos lançamentos de jogos acelerou, tornando possível um maior apelo, disse o executivo. “Estamos agora em um espaço onde o mercado de massa pode ser muito mais feliz.”

E MAIS: Facebook sofre processo de US$ 2 bi por suposto roubo de tecnologia de realidade virtual

A Oculus já tinha abaixado o preço em março, de US$ 798 para US$ 598.

Em maio, a empresa fechou as portas do Story Studio, dois anos depois de lançado no Sundance Film Festival, para se concentrar em produtores externos de conteúdo.

Comentários
Topo