Negócios

Amazon venderá sistemas de câmeras e fechaduras inteligentes

iStock

O novo serviço será lançado em 8 de novembro em 37 cidades dos Estados Unidos (iStock)

A Amazon.com anunciou nesta quarta-feira (25) o Amazon Key, um sistema de câmeras e fechaduras que os usuários controlam remotamente para permitir que entregadores deixem mercadorias dentro de suas casas. Os clientes podem criar senhas temporárias para que amigos e outros profissionais também tenham acesso ao interior de suas residências.

LEIA MAIS: Amazon recebe 238 propostas para 2ª segunda sede

A ferramenta, em elaboração há mais de um ano, pode ajudar a Amazon a conquistar compradores que não estariam em casa para receber uma encomenda e que preferem não arriscar que elas sejam roubadas se forem deixadas do lado de fora de suas moradias. A novidade também sinaliza as ambições da Amazon no crescente mercado de dispositivos de segurança doméstica, onde compete com o Nest Labs, da Alphabet.

“Isso não é um experimento para nós”, disse Peter Larsen, vice-presidente da Amazon Delivery, em uma entrevista. “Esta é uma parte fundamental da experiência de compras da Amazon a partir deste ponto.”

Os integrantes do serviço Prime da Amazon podem pagar US$ 249,99 por uma câmera controlada pela internet e uma fechadura. Os entregadores são orientados a tocar a campainha ou bater quando chegam à casa de alguém. Se ninguém recebê-los, eles pressionam ‘destrancar’ em um aplicativo móvel e a Amazon verifica seus sistemas para se certificar sobre o entregador e o pacote diante da casa do cliente.

A câmera transmite as imagens ao vivo para o cliente que, remotamente, pode assistir à entrega do produto comprado em sua casa. O entregador não pode prosseguir com outras entregas até que a casa seja novamente trancada.

VEJA TAMBÉM: Amazon financia centro de pesquisa em IA na Alemanha

Não está claro se tais proteções convencerão os clientes de que o serviço é seguro. Larsen afirmou que, com base em testes do sistema pela companhia, roubo “não é algo que acontece na prática”.

O novo serviço será lançado em 8 de novembro em 37 cidades dos Estados Unidos, informou a empresa.

Comentários
Topo