Negócios

GM comprará empresa de tecnologia de sensores Strobe

Getty Images

Objetivo da empresa é acelerar o desenvolvimento de carros autônomos (Getty Images)

A montadora norte-americana General Motors informou nesta segunda-feira (9) que comprará a Strobe, que usa a tecnologia LIDAR para ajudar carros autônomos a identificar objetos a distância, para acelerar o desenvolvimento dos carros autônomos e reduzir os custos de sensores.

VEJA MAIS: GM quer liderar mercado de veículos elétricos no Mercosul

A LIDAR é uma das principais tecnologias de sensores usada em autônomos e há uma competição feroz entre grandes montadoras para colocar os carros no mercado primeiro.

Espera-se que os veículos autônomos entrem no mercado de maneira limitada em torno de 2020. A GM e sua rival norte-americana Ford Motor declararam publicamente que pretendem ter carros totalmente autônomos à venda até 2021.

“Esta aquisição muda o jogo para GM e Cruise, por causa da redução de custos que proporcionará”, disse Kyle Vogt, presidente-executivo da unidade Cruise Automation da GM.

LEIA TAMBÉM: GM promete investir lucros de utilitários esportivos em novos veículos elétricos

Ao reduzir todos os sensores a um único chip, o sistema Strobe deve reduzir os custos de cada LIDAR em seus carros autônomos em 99%, disse ele.

A tecnologia forneceu não apenas uma medida de distância para um objeto na estrada – veículos, pessoas e objetos – mas também mede a velocidade deste objeto.

“Isso é realmente importante para os carros autônomos, especialmente em situações decisivas”, disse Vogt.

A executivo não revelou detalhes financeiros, mas disse que 11 funcionários da Strobe se juntariam à Cruise como parte do acordo.

Comentários
Topo