Eric Schmidt deixará presidência do conselho da Alphabet, dona do Google

Getty Images
Eric Schmidt deixará o cargo de presidente executivo do conselho de administração da Alphabet em janeiro (Getty Images)

A Alphabet informou na quinta-feira (21) que o presidente executivo do conselho de administração, Eric Schmidt, deixará o cargo em janeiro, terminando um período de 17 anos em que ele desempenhou papel central na transformação de uma startup promissora chamada Google em uma potência tecnológica global.

LEIA MAIS: Google lançará centro de pesquisa de inteligência artificial na China

Ele continuará atuando no conselho da Alphabet e como consultor em questões técnicas e científicas, informou a empresa.

“O momento é certo na evolução da Alphabet para essa transição”, disse Schmidt em comunicado. “Eu estou incrivelmente entusiasmado com o progresso que as nossas empresas estão fazendo e com os líderes fortes que impulsionam essa inovação”, afirmou o presidente executivo da companhia, Larry Page, em comunicado.

Schmidt, que foi recrutado para a companhia pelos co-fundadores do Google Page e Sergey Brin, atuou como presidente executivo de 2001 a 2011, no que os três brincavam ser uma “supervisão de adultos”.

Ele tornou-se, então, presidente do conselho, viajando frequentemente pelo mundo para promover as realizações da empresa, negociando com governos em questões regulatórias e falando sobre o estado da indústria tecnológica.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).