Vale pode ser dona “natural” para Samarco, diz diretor

iStock
A Samarco está com as operações paralisadas desde o fim de 2015 (iStock)

A Vale está em conversas com a anglo-australiana BHP Billiton sobre o futuro da joint venture Samarco, e seria o “dono natural” do ativo, disse hoje (17) o diretor de Relações com Investidores da gigante brasileira, André Figueiredo.

LEIA MAIS: Vale conclui venda da Vale Fertilizantes para a Mosaic

A afirmação ocorre depois que a Reuters publicou, no início do mês, que estavam ocorrendo conversas sobre o futuro da mineradora detida por ambas as empresas, e que uma alternativa seria que a Vale comprasse a participação da BHP. “Talvez o dono natural para a Samarco seja a Vale, talvez a Vale possa fazer com que ela volte a operar, mas volte a operar também no longo prazo… O fato é que existe uma disposição da Vale de resolver de forma permanente a questão da Samarco e essa discussão passa por conversas com o outro sócio, que é a BHP”, disse Figueiredo, em encontro com investidores. “Nossa administração tem tido discussões com a BHP nesse sentido.”

A afirmação foi feita durante apresentação a investidores, e o executivo não deu mais detalhes sobre o tema.

A Samarco está com as operações paralisadas desde o fim de 2015, quando uma de suas barragens de mineração se rompeu em Mariana (MG), causando 19 mortes, deixando centenas de desabrigados e poluindo o rio Doce, que desagua no mar do Espírito Santo.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).