Negócios

7 dicas de Mark Zuckerberg para ganhar US$ 1 bilhão antes dos 30 anos

Mark Zuckerberg não foi retratado de maneira positiva no filme “A Rede Social”, que conta a história da criação do Facebook. Mas isso não tem muita importância: seu negócio fala por si só e ele ganhou o seu primeiro bilhão antes dos 30 anos.

VEJA TAMBÉM: 21 perguntas que as pessoas gostariam de fazer a Mark Zuckerberg

Para muita gente é difícil até imaginar – quanto mais tentar – traçar uma trajetória semelhante à de Zuckerberg, mas algumas dicas podem facilitar o caminho.

Veja, na galeria de fotos, 7 dicas que mostram a abordagem única de Mark Zuckerberg para o sucesso:

  • Perceba que “ótimas ideias” não são tudo

    Os gêmeos Winklevoss processaram Zuckerberg por roubar sua ideia para a rede social. Mas, para falar a verdade, a ideia não era assim tão inovadora. Foi a execução de Zuckerberg que fez a diferença. Foram os pequenos ajustes e cortes que impulsionaram o Facebook e o colocaram à frente de seus concorrentes. Como Zuckerberg explicou mais tarde em uma carta a seus investidores, “os hackers acreditam que uma coisa pode sempre ser melhor, e que nada jamais está completo. Eles precisam consertar as coisas, muitas vezes diante de pessoas que afirmam que aquilo é impossível ou que estão contentes com o status quo”. A melhor maneira de alcançar sucesso no longo prazo é procurar maneiras de melhorar continuamente. Você não precisa que tudo esteja perfeito no início. Em vez disso, siga repetindo e falhando rapidamente, para que você possa alcançar o sucesso mais cedo.

  • Trabalhe por uma causa, não apenas pelos aplausos

    O Facebook mudou a maneira como interagimos uns com os outros, o que era o objetivo de Zuckerberg no início. “Minha meta nunca foi apenas criar uma empresa”, disse. “Era construir algo que realmente fizesse grande diferença no mundo.” Quando você busca impacto social, você está muito mais perto de atingir uma grande audiência. Abrace uma visão maior para a sua empresa. Mudar a maneira como as pessoas fazem as coisas será mais memorável do que um produto comum.

  • Não se prenda ao seu plano de negócios

    Nenhum plano de negócios já foi seguido passo a passo. Como Zuckerberg disse: “Você precisa estar farto de trabalhar em uma empresa e ficar preso”. Em outras palavras, você precisa ser flexível com suas aventuras no empreendedorismo. Não fique tão preso a uma ideia a ponto de perder oportunidades melhores. O Facebook começou como um hobby. Se não houvesse funcionado, Zuckerberg teria sido facilmente capaz de partir para outra coisa. Empreendedores deveriam evitar ficar muito presos em um trabalho ou produto em particular. Nunca se sabe como as mudanças de mercado podem afetar o seu negócio. Mantenha sua mente aberta para que você possa estar melhor equipado para lidar com os altos e baixos de uma vida no empreendedorismo.

  • Priorize pessoas, não lucro

    Zuckerberg disse uma vez: “Eu só contratarei alguém para trabalhar diretamente para mim se eu chegar à conclusão que trabalharia para essa pessoa”. Sua abordagem única fez com que ele contratasse funcionários com habilidades diferentes. Isso mostra que nem mesmo as pessoas mais talentosas conseguem o sucesso sozinhas. O estrategista de marketing e empreendedor Brian Cliette diz que segue o ponto de vista de Zuckerberg no que diz respeito a contratação de pessoas. “A contratação certa pode compensar as suas fraquezas individuais”, explica. “Isso permite que você leve a sua startup ao próximo nível sem perder tempo. Acima de tudo, visão compartilhada e conjuntos de habilidade complementares são essenciais para o sucesso.”

  • Ajude as pessoas a encontrar propósito

    Quando outras pessoas compram a sua visão, você tem resultados melhores. Quando elas sentem que são parte de algo maior, trabalham mais duro. Como Zuckerberg disse: “Uma das minhas histórias favoritas é a de quando John F. Kennedy visitou o centro espacial da Nasa. Ele viu um faxineiro carregando uma vassoura e andou até lá para perguntar o que ele estava fazendo. O faxineiro respondeu: ‘Senhor Presidente, estou ajudando a levar um homem para a lua’.” Cerque-se de pessoas que acreditam na sua ideia. Isso fará com que elas fiquem mais entusiasmadas com seus trabalhos, independentemente de quão mundanos eles pareçam.

  • Esqueça as pessoas negativas e siga a sua visão

    Mesmo tendo se tornado uma das maiores marcas do mundo, a missão do Facebook não mudou muito: “tornar o mundo mais aberto e conectado”. Permanecer fiel à sua visão permitirá que você conquiste sucesso no longo prazo. Jat Peters, diretor da PARK USA, diz que o foco de Zuckerberg permitiu que o Facebook prosperasse em um mundo em que o MySpace e o Friendster já existiam. “Tudo, do design e da linguagem da marca à cultura, deve ser desenvolvido de forma consistente com toda a empresa e a visão de negócios”, explicou. “Essa é uma das melhores e mais críticas maneiras de construir uma marca forte e uma proposta de valor para seus clientes.”

  • Não tenha medo de tirar férias

    Empreendedores acham, às vezes, que precisam trabalhar sem parar para alcançar o sucesso. Zuckerberg, porém, provou que não é bem assim. O Facebook oferece quatro meses de licença paternidade remunerada a pais recentes. Ele mesmo utilizou essa política depois que suas filhas nasceram. “Eu tenho certeza de que o escritório estará em pé quando eu voltar”, disse. O seu negócio vai sobreviver sem você. Tire férias para recarregar as baterias quando necessário, e você evitará o sentimento de esgotamento.

Perceba que “ótimas ideias” não são tudo

Os gêmeos Winklevoss processaram Zuckerberg por roubar sua ideia para a rede social. Mas, para falar a verdade, a ideia não era assim tão inovadora. Foi a execução de Zuckerberg que fez a diferença. Foram os pequenos ajustes e cortes que impulsionaram o Facebook e o colocaram à frente de seus concorrentes. Como Zuckerberg explicou mais tarde em uma carta a seus investidores, “os hackers acreditam que uma coisa pode sempre ser melhor, e que nada jamais está completo. Eles precisam consertar as coisas, muitas vezes diante de pessoas que afirmam que aquilo é impossível ou que estão contentes com o status quo”. A melhor maneira de alcançar sucesso no longo prazo é procurar maneiras de melhorar continuamente. Você não precisa que tudo esteja perfeito no início. Em vez disso, siga repetindo e falhando rapidamente, para que você possa alcançar o sucesso mais cedo.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Comentários
Topo