Decisões de compras ainda apresentam grande disparidade de gênero, diz estudo

A antiquada questão de quem manda no relacionamento pode ser respondida de várias maneiras, e uma delas poderia ser a análise de quem controla as finanças. Segundo novos dados da Statista Global Consumer Survey de 2018, essa resposta depende do tipo de compra feita pelo casal ou pela família.

LEIA MAIS: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online

Quando perguntaram aos entrevistados em quais categorias eles tomam as decisões, verificou-se uma grande disparidade entre os gêneros. A maior diferença foi para bens de consumo diários, como bebida e comida – 81% das mulheres disseram que administram essa área, comparado aos 65% dos homens, uma diferença de 16%. Por outro lado, os homens estão no controle quando se trata de comprar um veículo: nessa categoria, 50% das mulheres e 64% dos homens tomam a decisão.

Veja, na galeria de fotos a seguir, qual gênero mais toma decisões relacionadas à compras por categoria:

  • Bens de consumo diário
    Mulheres: 81%
    Homens: 65%
    Diferença: 16%

  • Vestuário, sapatos e acessórios
    Mulheres: 89%
    Homens: 75%
    Diferença: 14%

  • Móveis e utensílios domésticos
    Mulheres: 66%
    Homens: 53%
    Diferença:12%

  • Brinquedos e produtos infantis
    Mulheres: 38%
    Homens: 29%
    Diferença: 9%

  • Eletrodomésticos
    Mulheres: 65%
    Homens: 63%
    Diferença: 2%

  • Mídia (vídeo, música e jogos)
    Mulheres: 62%
    Homens: 64%
    Diferença: 2%

  • Finanças, seguros, telecomunicações e eletricidade
    Mulheres: 56%
    Homens: 66%
    Diferença: 10%

  • Eletrônicos
    Mulheres: 69%
    Homens: 79%
    Diferença: 10%

  • Imóveis
    Mulheres: 37%
    Homens: 47%
    Diferença: 10%

  • Carros, motocicletas e bicicletas
    Mulheres: 50%
    Homen s: 64%
    Diferença: 14%

Bens de consumo diário
Mulheres: 81%
Homens: 65%
Diferença: 16%

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).