Resultado do Baidu supera projeções

Reprodução
A Baidu revelou planos de uma oferta de ações de sua plataforma streaming de vídeo iQiyi (Reprodução)

A empresa chinesa de busca na internet Baidu registrou um aumento na receita trimestral acima do esperado e revelou planos de uma oferta de ações de sua plataforma streaming de vídeo iQiyi nos Estados Unidos, conforme a empresa busca novas fontes para impulsionar o crescimento.

LEIA MAIS: Baidu lança fundo de US$1,5 bi dedicado a projetos de direção autônoma

O Baidu teve receita de 23,6 bilhões de iuanes (US$ 3,72 bilhões) no quarto trimestre, alta de 29% ante o mesmo período do ano anterior, superando as estimativas de analistas de 23,05 bilhões de iuanes e o próprio guidance da empresa.

O forte resultado é um estímulo importante para o Baidu, que busca acelerar os gastos em apostas mais arriscadas em veículos com direção autônoma e se distanciar de concorrentes como Tencent Holdings e Alibaba em conteúdo de vídeo online.

Uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos EUA traria força financeira extra para sua popular plataforma iQiyi, que oferece serviço semelhante ao do Netflix, conforme a empresa aumenta os gastos.

O Baidu informou que o tamanho do IPO ainda não está definido, mas que provavelmente vai permanecer como controladora da iQiyi, que poderia valer US$ 8 bilhões ou mais, segundo o Reuters Breakingviews.

“Um IPO vai impulsionar a posição da iQiyi no mercado e dar a ela mais caixa para comprar conteúdo ou produzir conteúdo próprio”, disse Ni Shuang, analista da Pacific Securities, acrescentando que isso ajudaria o Baidu a manter o ritmo das concorrentes no setor.

VEJA TAMBÉM: Em parceria com BMW, Baidu lançará carro autônomo em breve

O resultado forte do trimestre, impulsionado pelo negócio de busca e de feed de notícias, também é fundamental para gerar fluxo de caixa “para financiar nosso novo negócio de inteligência artificial”, disse o presidente executivo do Baidu, Robin Li, em teleconferência depois da divulgação dos resultados.

O vice-presidente financeiro da empresa, Herman Yu, disse que os custos com conteúdo aumentaram 70% no ano passado, para 13,4 bilhões de iuanes, uma vez que a iQiyi passou a comprar material. Esses custos devem subir em ritmo semelhante este ano.

A empresa também vai elevar gastos com pesquisa e desenvolvimento em áreas como Apollo, sua plataforma para direção autônoma, que executivos dizem que se converterá eventualmente em uma “fonte muito significativa de receita para a companhia”.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).