10 segredos de Elon Musk para conquistar o sucesso

Inovador. Transformador. Revolucionário. Essas palavras são sinônimos de Elon Musk. De qual outra forma poderíamos nos referir ao homem que fundou Paypal, SpaceX e Tesla? Para Musk, um dia comum de trabalho significa colocar um Tesla Roadster em órbita ou completar o 50º lançamento da SpaceX, como fez recentemente. Temos muito a aprender com esse Iron Man da vida real para ser um empreendedor ou um funcionário inovador.

LEIA MAIS: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online

Não importa quais sejam seus objetivos na vida, adotar os hábitos e a mentalidade de Elon Musk vai te ajudar a alcançá-los. O esforço extra que você faz hoje terá um grande impacto amanhã.

Veja, na galeria de fotos a seguir, os 10 segredos de Elon Musk para o sucesso:

  • 1) Leia para liderar

    Você provavelmente já saiu da escola, mas a educação não deve parar. “Você não conhece o que não sabe, mas tudo está disponível por aí”, diz Musk, que afirma ter lido a Enciclopédia Britânica completa quando ainda era criança. Sim, enquanto nós lemos livros menos complicados, Musk absorveu todo o conteúdo de uma enciclopédia. A tendência só continuou à medida que o empresário envelheceu. Você pode dizer o mesmo sobre os seus hábitos de leitura? Consumir publicações de mídias sociais e artigos não é a mesma coisa. Mergulhe na leitura de livros capazes de expandir seus horizontes e de dar novos insights e ideias. Não é surpresa que os melhores aprendizes também são os que mais lucram na sociedade.

  • 2) Não gaste todo o dinheiro em propaganda

    Musk não desperdiça seus recursos com marketing. Em vez disso, ele pergunta a si mesmo: “Essa atividade vai resultar em um produto ou serviço melhor? Se não vai, eu paro de me dedicar a ela”. Um produto de alta qualidade dá uma boa reputação ao empreendedor. Foque primeiro nisso e o sucesso será uma consequência.

  • 3) Arrisque-se enquanto ainda é jovem

    A melhor época para se tornar um empreendedor é quando você é jovem. “Suas obrigações aumentam à medida em que você envelhece”, diz Musk. “Por isso, se arrisque agora, tome uma atitude ousada, você não vai se arrepender.” Ao longo do tempo, os riscos também impactam sua família e filhos, além do fato de você ter menos tempo para se dedicar. Portanto, se arrisque agora, enquanto não tem outras obrigações e comprometimentos.

  • 4) Lute contra o cansaço

    Musk é reconhecido por sua ética profissional. Muitas vezes, ele trabalha mais de 100 horas semanais em suas várias empresas. Não é necessário fazer o mesmo, mas lembre-se disso na próxima vez em que se sentir exausto. Pense em Musk quando estiver desmotivado. Ele está estabelecendo os parâmetros para o que significa se esforçar. Se você não estiver fazendo o mesmo, talvez esteja sacrificando seu potencial.

  • 5) Crie em vez de reclamar

    A maioria das pessoas reclama do trânsito, mas não Elon Musk. Em vez de ficar estressado com o problema, ele procurou uma solução. Isso resultou na The Boring Company, que busca diminuir os congestionamentos criando sistemas de túneis. Construir um futuro para si mesmo é a melhor forma de ter os resultados que você quer. Essa lição ajudou Mike Kogan, da Wolfie Services, no desenvolvimento de sua empresa. “Reclamações são um sinal de que existe um problema a ser resolvido”, diz ele. “Prestar atenção nesses indícios é uma excelente forma de encontrar ideias para coisas que as pessoas realmente precisam.”

  • 6) Ame as pessoas envolvidas no seu negócio como se fossem da família

    Os melhores líderes tratam clientes e colegas de trabalho como família. Musk, por exemplo, expressa frequentemente sua gratidão aos consumidores por meio do Twitter. Isso pode parecer um gesto pequeno, mas as pessoas notam. Muitos executivos aprenderam com o exemplo de Musk, incluindo Maulik Parekh, presidente e CEO da SPi CRM. “Nossas pessoas são a nossa melhor vantagem”, diz. “Se cuidarmos delas, elas também cuidarão do nosso negócio. O que nós fazemos pela nossa equipe é o mesmo que fazemos para nossos clientes. As vitórias dos nossos funcionários criam vitórias para os consumidores.” Assim como Musk, saia um pouco do escritório para criar a base do seu negócio por meio do relacionamento com funcionários e clientes.

  • 7) Planeje o sucesso, mas esteja preparado para falhar

    Não existe bola de cristal para o sucesso – até Elon Musk foi incapaz de prever qual seria o futuro da Tesla Motors. Mas, como ele explica: “Se algo é importante o suficiente, você deve tentar mesmo que fracasse”. Se você se importa com algo, você deve colocar todos os seus esforços na missão de realizá-lo. E, ao mesmo tempo, esteja preparado caso não dê certo. É muito mais fácil se recuperar de um fracasso se tiver um plano B.”

  • 8) Crie tendências em vez de segui-las

    “Não siga a tendência apenas”, diz Musk. As companhias mais bem-sucedidas focam em criar inovações, elas não tentar acompanhar a concorrência. Jonny Videl, CEO e fundador da Viral Contest Marketing, aprendeu muito com Musk sobre o assunto. “Tornar-se viral não é algo que acontece por acidente”, diz ele. “Destaque-se ao focar naquilo que o torna único em vez de seguir os outros,”

  • 9) Construa um círculo de feedback

    Sempre há lugar para o aperfeiçoamento. Como Musk explica: “É muito importante ter um círculo de feedback, assim você pensa constantemente sobre o que fez e como pode melhorar. Eu acho que este é o melhor conselho: pensar regularmente sobre como poderia estar fazendo seu trabalho melhor e questionando a si mesmo”. Jason Bliss, fundador da Healthy Living Network, diz que vive o conselho de Musk. “Não tenha medo de críticas negativas”, diz ele. “Muitas vezes isso revela insights que você nunca descobriria sozinho.”

  • 10) Encontre algo de bom no que faz

    Você não tem que mudar o mundo completamente para “fazer o bem”, mas procure implementar algo real para conquistar isso. Como Musk disse uma vez: “Se você fizer algo de alto valor para as pessoas – pode ser um jogo ou um leve incremento no sistema de compartilhamento de fotos -, algo que beneficie um grande número de pessoas, já está ótimo. As coisas não precisam mudar o mundo para serem boas.” Procure por uma causa positiva no trabalho que faz. Não importa o quão pequena ela é, isso o ajudará a aumentar a motivação.

1) Leia para liderar

Você provavelmente já saiu da escola, mas a educação não deve parar. “Você não conhece o que não sabe, mas tudo está disponível por aí”, diz Musk, que afirma ter lido a Enciclopédia Britânica completa quando ainda era criança. Sim, enquanto nós lemos livros menos complicados, Musk absorveu todo o conteúdo de uma enciclopédia. A tendência só continuou à medida que o empresário envelheceu. Você pode dizer o mesmo sobre os seus hábitos de leitura? Consumir publicações de mídias sociais e artigos não é a mesma coisa. Mergulhe na leitura de livros capazes de expandir seus horizontes e de dar novos insights e ideias. Não é surpresa que os melhores aprendizes também são os que mais lucram na sociedade.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).