25 principais ferramentas de mídias sociais para profissionais de marketing

Com a sociedade de hoje cada vez mais conectada e dependente da internet, os laços comerciais estão aumentando – e sendo construídos online, e não mais em salas de reuniões. Atualmente, a maioria das marcas tem presença online.

As mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat são as novas casas dos negócios, criando bases de consumo e produtos publicitários. No entanto, a presença esmagadora de empresas nessas plataformas também cria pressão para que cada uma delas seja melhor do que sua concorrente.

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Felizmente, as equipes de marketing não precisam elevar suas marcas sozinhas. Existem vários aplicativos capazes de ajudar a aprimorar determinados recursos e de tornar o marketing de mídias sociais uma experiência lucrativa e intuitiva.

FORBES selecionou 25 ferramentas de mídias sociais que foram desenvolvidas para ajudar os profissionais de marketing a anunciarem suas marcas com mais eficiência. Veja quais elas a seguir, na galeria de fotos:

  • 1. SocialDrift

    Usada pelo McDonalds, Sprint e pelos principais influenciadores da indústria com milhões de seguidores, a SocialDrift é a melhor amiga do profissional de marketing que usa Instagram. A plataforma automatiza as interações do Instagram, o que ajuda a aumentar organicamente o número de seguidores. Os usuários só precisam fornecer ao aplicativo informações sobre o público-alvo ideal para o Instagram, e a plataforma usará a inteligência artificial para envolver os seguidores por meio de curtidas, comentários e sugestões. Devido a esse engajamento, os usuários sempre o acompanharão. Com o tempo, o SocialDrift pode aumentar drasticamente o número de seguidores na conta do Instagram por meio de uma tecnologia de bot chamada Securebot.

  • 2. Buffer

    O Buffer oferece uma solução rápida para as empresas sobrecarregadas pela várias redes sociais que precisam gerenciar. O aplicativo inovou o marketing pois permite que indivíduos e empresas agendem as publicações em várias contas. Além disso, possui muitas ferramentas poderosas para edição de fotos, colaboração em grupo e análise detalhada de dados sobre desempenho de mídia social. Essencialmente, o Buffer pode pegar uma confusão de contas de mídia social, organizá-las e, no processo, tornar o marketing mais gerenciável.

  • 3. Sendible

    Você faz parte de uma equipe que gerencia mídias sociais para muitos clientes diferentes? O Sendible é a ferramenta perfeita para isso. Ele tem caixas de entrada exclusivas para cada marca, acessível por qualquer integrante da equipe, de forma a simplificar a comunicação. Possui, ainda, um mecanismo de conteúdo que sugere novos materiais com base nos tópicos de seus perfis e seguidores. Para completar, os calendários são totalmente interativos.

  • 4. MavSocial

    Ferramenta de gestão que foca em gráficos e vídeos para o Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Instagram e Tumblr. Você pode visualizar ou agendar o conteúdo para qualquer uma dessas plataformas. E se você ficar sem conteúdo, simplesmente reagende. O aplicativo também possui recursos para a análise de engajamento, colaboração, galerias, banco de imagens e criação de campanhas. Você pode escolher qual dos cinco planos disponíveis funciona melhor no seu caso.

  • 5.Storyheap

    A introdução do Stories pelo Snapchat em 2013 fez com que o recurso se espalhasse rapidamente nas mídias sociais e muitas outras plataformas aderissem à tendência e seus benefícios. O Storyheap é adaptado para o recurso Story, que permite que as marcas gerenciem suas histórias diretamente da web. Além disso, a ferramenta oferece análises detalhadas sobre a popularidade atual do recurso. Por enquanto, o aplicativo é limitado ao Snapchat e ao Instagram, mas o suporte para outras plataformas está em andamento.

  • 6. Unsplash

    Ter um bom conteúdo e imagens de alta qualidade é crucial, afinal, nada afasta mais um seguidor do que a qualidade ruim. O Unsplash é um banco de dados de imagens lindas, de alta resolução e sem marcas d’água que são gratuitas para o uso. Você pode usar o mecanismo de pesquisa ou procurar coleções como “natureza morta” ou “fotos para mães blogueiras”.

    Depois de encontrar a imagem que você deseja, baixe-a no computador ou salve-a em sua própria coleção para uso futuro. O aplicativo permite que qualquer um possa ter imagens de qualidade e alta resolução

  • 7. Canva

    Fotos e vídeos são grandes influências em plataformas como Facebook, Instagram e Snapchat.
    Consequentemente, as equipes de marketing são frequentemente pressionadas a produzir visuais e gráficos bonitos para chamar a atenção e aumentar a visibilidade da marca.

    O Canva contém muitas ferramentas de design, tutoriais e modelos de layout para que os usuários tenham materiais para criar quase tudo. Com o aplicativo, até equipes com pouca experiência podem gerar conteúdo impressionante e conquistar um número maior de seguidores.

  • 8. nTuitive.social

    Os profissionais de marketing podem se sentir perdidos quando se trata de criar conteúdo novo, mas os algoritmos de alguns aplicativos podem ser muito úteis. O nTuitive.social combina análise detalhada de dados com ferramentas refinadas de publicação e agendamento para garantir que as marcas forneçam conteúdo interessante e de forma consistente.

    Compatível com mais de 20 plataformas, o aplicativo consegue monitorar discussões sobre a marca, analisar as decisões de mídia social e oferecer sugestões sobre como aumentar o envolvimento do público. O nTuitive.social atua como uma ferramenta multimídia social para as empresas que quereem renovar a sua estratégia de marketing.

  • 9. Grytics

    Embora vários recursos dessa lista funcionem em várias plataformas, outros trabalham somente com uma. O Grytics é um desses aplicativos: seu foco está nos grupos do Facebook.

    A ferramenta reúne uma grande quantidade de informações sobre os posts e os integrantes de grupos específicos. Em seguida, mostra essas estatísticas para ajudar as empresas a gerenciarem esses grupos ou adaptarem as suas estratégias para atender melhor aos interesses da audiência. As empresas que usam o Grytics podem aproveitar ao máximo os grupos do Facebook.

  • 10. Yotpo

    No Instagram, os consumidores publicam livremente fotos de marcas e dos produtos que mais gostam. Não seria útil se os profissionais de marketing pudessem compartilhar facilmente essas imagens dos consumidores usando seus produtos?

    O Yotpo consegue tornar isso uma realidade. Seu recurso de curadoria social coleta as postagens relevantes para um marca para ajudá-la a entrar em contato com os usuários e obter permissão para usar suas postagens na publicidade. Além disso, o aplicativo implementa um recurso de compras no Instagram, permitindo que os usuários possam comprar os produtos vistos em seus feeds. O aplicativo faz com que as contas das empresas no Instagram sejam mais comerciais.

  • 11. Agorapulse

    Superficialmente, o AgoraPulse é um aplicativo de gerenciamento de mídia social com vários recursos. Oferece agendamento de conteúdo e rastreamento de mensagens, aumentando a eficiência de qualquer empresa que é ativa nas mídias sociais. No entanto, seus detalhados mecanismos de análise e criação de relatórios tornam o AgoraPulse ainda mais eficaz.

    Se a empresa precisa medir seu desempenho ou apenas quer discutir seu tráfego de mídia social com alguém, o aplicativo também oferece ferramentas mais do que suficientes

  • 12. BuzzSumo

    Com as mídias sociais atraindo as equipes de marketing e consumidores, seria útil verem o quanto de atenção certos tópicos e conteúdos estão recebendo, mas sem precisar vasculhar os dados. A análise de dados do BuzzSumo permite que seus usuários façam isso sem ter o mínimo de trabalho.

    A barra de pesquisa do aplicativo recebe a palavra de busca e retorna com uma lista de links relevantes na internet e nas mídias sociais. Com tantas informações de fácil acesso, os profissionais de marketing podem determinar rapidamente a popularidade de diferentes tipos de conteúdo e adaptar suas estratégias de vendas.

  • 13. Oktopost

    A maioria das empresas que usam aplicativos terceirizados para aprimorar seu marketing está em busca de um impulso abrangente para todas as suas plataformas. Os recursos que o Oktopost oferece tornam isso possível.

    Com uma rigorosa análise de dados, pós-agendamento, curadoria de conteúdo e acompanhamento de discussões, o aplicativo permite que as empresas aumentem sua produtividade e, ao mesmo tempo, identifiquem qualquer ponto fraco. É um recurso inestimável para empresas que tentam aumentar seu desempenho nas mídias sociais.

  • 14. Quuu

    O marketing das mídias sociais completamente automático está se tornando uma realidade. No entanto, ainda há lugar para as curadorias escolhidas a dedo, que podem conversar mais com os consumidores reais. O Quuu oferece essa experiência.

    As empresas que utilizam o aplicativo selecionam seus interesses entre mais de 300 categorias. Em seguida, ele envia aos usuários uma lista de recomendações de tipos de conteúdos que podem ser postados para representar esses interesses. Nesse ponto, as empresas podem postar o conteúdo manualmente ou deixar o Quuu assumir o controle. É importante ressaltar que todo o conteúdo sugerido pela ferramenta é revisado à mão, o que significa que tem uma chance maior de se comunicar com humanos – e não com robôs.

  • 15. IFTTT

    A maioria dos aplicativos desta lista oferece ferramentas semelhantes, como agendamento de postagens ou análise de dados. Um aplicativo como o IFTTT, no entanto, funciona de maneira totalmente diferente. Rodando através de applets específicos, em vez de todos os recursos, ele oferece uma abordagem especializada para o marketing.

    O aplicativo se divide em recursos específicos para plataformas como Google, iOS, fotografia e muito mais. A simples seleção de alguns desses applets automatizam os processos, liberando um tempo precioso para as empresas. Esses recursos incluem salvar anexos automaticamente no Google Drive, fazer backup de textos e enviar notificações para e-mails específicos. Com o IFTTT, as equipes de marketing podem aumentar sua produtividade e ganhar mais tempo para criar anúncios.

  • 16. Qwaya

    Para muitas empresas, as coisas fluem por meio de mais rotas do que apenas vendas de produtos e negócios. Várias delas dependem muito da publicidade e a Qwaya torna o processo de gerenciamento dos anúncios muito mais intuitivo.

    O aplicativo permite que as empresas programem e enfileirem determinados anúncios, ao mesmo tempo em que restringem determinados conteúdos. O aplicativo também conta com a colaboração do usuário. Sendo assim, o desempenho do anúncio pode ser facilmente discutido e adaptado. Para as empresas que anunciam no Facebook e no Instagram, o Qwaya é um recurso poderoso.

  • 17. MeetEdgar

    O agendamento de conteúdo é uma das ferramentas mais populares desta lista. Embora as equipes de marketing possam ficar aliviadas ao programar suas postagens com semanas de antecedência, o MeetEdgar adiciona uma etapa extra.

    Em vez de usar atualizações únicas, o aplicativo automaticamente compartilha determinados posts ao longo do tempo, eliminando a necessidade de longas listas de postagens. Além disso, oferece uploads diretos de vídeos e uma biblioteca ilimitada de atualizações, além de permitir que os usuários escolham quais postagens serão ou não repostadas ao longo do tempo.

  • 18. TweetDeck

    As ferramentas específicas da plataforma têm o poder de revolucionar os aplicativos e transformá-los em recursos de comércio muito mais produtivos. O TweetDeck é um poderoso aprimoramento do Twitter.

    O aplicativo permite que as empresas agendem, monitorem e enfileirem tuítes, garantindo que os profissionais de marketing possam discutir determinado conteúdo e analisar os gostos do público para os negócios.

  • 19. QI Rival

    O IQ Rival é, antes de tudo, uma ferramenta de análise de dados. Seu software coleta informações relevantes sobre as atividades de mídia social de uma empresa e gera automaticamente exibições detalhadas. O aplicativo mostra, por exemplo, o crescimento do público, interações, mudanças entre períodos de tempo, estatísticas semelhantes para concorrentes próximos e os tópicos mais populares entre o público existente.

    Os recursos de rastreamento do IQ Rival vão muito além disso – até mesmo uma fração de suas funções seria útil para as empresas que querem avaliar o desempenho geral das mídias sociais.

  • 20. Animoto

    As grandes plataformas sociais – Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat – compartilham certa afinidade com vídeos. No marketing de mídia social, fotos e vídeos são os principais modos de comunicação, e as empresas que não conseguem criar conteúdo visual estimulante estão em desvantagem.

    O Animoto faz com que isso não seja um problema. Com muitas ferramentas de edição de fotos e vídeos, o aplicativo permite que até mesmo profissionais de marketing inexperientes criem conteúdo atraente e estimulante para seu público.

  • 21. Socedo

    O Socedo gira em torno do conceito de “dados de intenção social”. O termo denota ações que mostram no que as pessoas estão interessadas. O aplicativo reúne todos esses dados para ajudar a entender melhor as tendências lucrativas e prescrever sugestões úteis de marketing para as empresas.

    Com recursos como descoberta de audiência e engajamento, o aplicativo oferece às empresas uma maneira de conexão com as pessoas que tenham interesse na sua marca. A Socedo garante o crescimento do público e aumenta a visibilidade da marca para as empresas que usam o aplicativo.

  • 22. Narrow

    O Narrow conecta as empresas a usuários que possam estar interessados ​​em seu conteúdo, com base em suas ações anteriores na plataforma social.

    Ao oferecer uma análise detalhada de dados e uma ferramenta de pesquisa de audiência, o aplicativo permite que as empresas personalizem sua estratégia para atrair mais seguidores. Com o Narrow, as equipes de marketing podem aumentar facilmente seu público no Twitter.

  • 23. Grum

    O aplicativo foi criado especificamente para o Instagram, com recursos especializados para tornar a rede social mais eficiente como ferramenta de marketing.

    Com recursos como agendamento de conteúdo, gerenciamento remoto e suporte de múltiplas contas, a ferramenta traz muitos incrementos para o Instagram básico. Com ele, as empresas e as equipes de marketing podem aumentar seu desempenho na rede social e liberar mais tempo para criar novos conteúdos.

  • 24. Post Planner

    A parte mais difícil do gerenciamento de contas de mídias sociais é a disponibilização consistente de conteúdo interessante para compartilhar. O Post Planner fornece uma solução.

    O aplicativo essencialmente analisa os interesses do público com uma variedade de algoritmos para recomendar tópicos sobre os quais postar. Além disso, possui uma ferramenta intuitiva de pós-agendamento para garantir que o conteúdo mais eficaz seja publicado nos momentos certos. O objetivo é que as equipes de marketing publiquem com a maior eficiência possível.

  • 25. WordSwag

    Às vezes, quanto mais simples for um aplicativo, mais impactante será. O WordSwag é um exemplo.

    A ferramenta possui apenas um recurso – adicionar texto personalizado às fotos. Ele permite a escolha da cor e da fonte e, como resultado, milhares de imagens fascinantes. Empresas que exigem um aplicativo de design gráfico minimalista, mas poderoso, não precisam procurar mais do que o WordSwag

1. SocialDrift

Usada pelo McDonalds, Sprint e pelos principais influenciadores da indústria com milhões de seguidores, a SocialDrift é a melhor amiga do profissional de marketing que usa Instagram. A plataforma automatiza as interações do Instagram, o que ajuda a aumentar organicamente o número de seguidores. Os usuários só precisam fornecer ao aplicativo informações sobre o público-alvo ideal para o Instagram, e a plataforma usará a inteligência artificial para envolver os seguidores por meio de curtidas, comentários e sugestões. Devido a esse engajamento, os usuários sempre o acompanharão. Com o tempo, o SocialDrift pode aumentar drasticamente o número de seguidores na conta do Instagram por meio de uma tecnologia de bot chamada Securebot.

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